Volkswagen Amarok usará Arla 32 para o motor V6 turbodiesel poluir menos
A Volkswagen Amarok passou recentemente por uma reestilização e ganhou novos equipamentos, mas não recebeu novidades mecânicas e manteve o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque. Então por que uma unidade da picape média está rodando em testes sem camuflagem? O protótipo provavelmente está utilizando o sistema de Arla 32, que será aplicado para a Amarok poluir menos. As imagens foram divulgadas pelo perfil @placaverde e cedidas gentilmente à Mobiauto.
Ainda durante o lançamento da “nova” Amarok, a Volkswagen chegou a ser questionada pela imprensa especializada se a picape passaria a utilizar o reagente químico à base de ureia que reduz os níveis de poluentes dos gases emitidos pelo escapamento dos veículos movidos a diesel.
A fabricante negou a informação, mas, segundo a apuração do jornalista Henrique Rodriguez, da revista QuatroRodas, o motor da picape receberá mudanças para atender às novas normas de emissões já a partir do ano que vem.
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Atualmente, a Amarok adota um recurso de recirculação de gases expelidos pelo processo de combustão do motor. Embora reduza o volume de emissões, o sistema não será suficiente para a próxima fase do Proconve PL8 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor no início de 2025.
O sistema de escape da Volkswagen Amarok ainda possui um filtro e o catalisador, que, respectivamente, filtram partículas e convertem poluentes em gases menos agressivos à atmosfera.
O que é Arla 32?
O nome Arla é uma sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo. A numeração se refere aos 32,5 % de nível de concentração de ureia. Essa substância química é misturada com água desmineralizada para ser injetada no sistema de escapamento de veículos a diesel.
Esse sistema já está presente em veículos pesados há algum tempo. Após a combustão do diesel, entre os gases expelidos no processo está o óxido de nitrogênio (NOx). Em contato com o Arla 32, o gás nocivo é transformado em vapor de água e gás nitrogênio que não são prejudiciais para o meio ambiente.
Vale ressaltar que o Arla 32 não é um aditivo, mas sim uma solução injetada no sistema de exaustão. O líquido é armazenado em um reservatório próprio e entra em contato com os gases no catalizador, que pode reduzir até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio formados após processo de queima do diesel.
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Imagens: Divulgação VW e Scania
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.