Por que Chevrolet, Volkswagen e Fiat querem seguir os passos da Kia?
Cada vez mais as marcas estão anunciando que terão produtos híbridos em breve no mercado brasileiro, tornando assim, esse tipo de motorização cada vez mais real no dia a dia, e para isso as marcas generalistas deverão seguir os passos da Kia.
Isso porque a grande maioria dos produtos híbridos que deverão ser lançados nos próximos anos tendem a utilizar um sistema híbrido leve, acoplado a um propulsor 1.0 turbo, assim como acontece no Kia Stonic.
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Quem deverá ganhar esse tipo de configuração ainda neste ano são os irmãos Fiat Pulse e Fiat Fastback, enquanto os franceses Peugeot 208 e 2008 irão ganhar a novidade em 2025 assim como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo. Os quatro modelos deverão ter um motor elétrico acoplado ao conhecido motor Turbo 200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Já na Chevrolet, o sistema híbrido leve deverá ser implementado no Onix SUV, esperado para 2026, enquanto a Volkswagen apostará suas fichas no A0 SUV, também conhecido como Gol SUV, que estreitará no Brasil no próximo ano. Todos devem seguir o mesmo padrão de um motor 1.0 turbo, juntamente com um pequeno motor elétrico.
Como funciona o sistema híbrido leve
Quando falamos de modelos híbridos, pouca gente acaba sabendo que existem diferentes níveis de hibridização. Mas se você não sabe como funciona o conjunto híbrido leve, a Mobiauto te explica agora.
Diferentemente dos modelos híbridos plug-in, como o BYD King por exemplo, onde temos um motor elétrico de 180 cv de potência, juntamente do propulsor 1.5 DM-I de 110 cv, gerando até 209 cv de potência combinada. Já no híbrido leve, o motor elétrico mais auxilia a usina a combustão do que traciona de fato.
Para se ter noção, o Kia Stonic, une o motor 1.0 turbo, com um sistema elétrico de apenas 48 volts, gerando assim 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marcas.
No caso dos modelos citados (Pulse, Fastback, 208 e 2008), o motor T200, será acoplado a um motor elétrico de apenas 4 cv de potência, com baterias de 1kWh de lítio, que não consegue tracionar as rodas dos modelos, gerando apenas um pequeno torque adicional ao motor a combustão, transformando energia elétrica em energia mecânica, mas emitindo menos poluentes na atmosfera e consonância com as futuras normas de emissões.
Jornalista Automotivo