Peugeot em duas rodas: marca lança moto de 300 cc na França
A Peugeot faz motocicletas. Apesar da informação surpreender muitos por aí, isso está longe de ser uma novidade na França, uma vez que o primeiro veículo de duas rodas da marca surgiu no longínquo ano de 1898. Porém, fazia cerca de 70 anos que a Peugeot Motocyles (isso mesmo, sem o “r” de “motorcycles”) não lançava uma motocicleta, tendo focado apenas em scooter ao longo das últimas décadas.
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Este retorno às motos aconteceu em 2022, dois anos depois do braço responsável por duas rodas da Peugeot ter sido vendido 100% ao grupo indiano Mahindra (portanto, não há mais qualquer ligação entre esta Peugeot e a marca que faz parte da Stellantis). Na ocasião, a moto de estreia da marca foi a PM-01 125, com motor de 13,8 cv e 1,12 kgfm. Naquele lançamento de dois anos atrás, a marca já havia anunciado uma versão de 300 cc deste modelo, que se chamaria PM-01 300, mas, na verdade, a moto foi batizada de PM-03 e começou a ser oferecida no site da marca na França nas últimas semanas.
A PM-03 tem exatamente o mesmo visual da PM-01, com um estilo mais naked roadster, com rabeta encurtada, bengalas invertidas douradas e um farol bastante distinto, que traz o mesmo apela à garra de um felino, tais quais fazem também os carros da Peugeot. No caso da PM-03, o motor é um monocilíndrico de 292,4 cm³, capaz de gerar 29 cv e 2,5 kgfm. Este motor é fornecido pela chinesa Qianjiang Motorcycle.
Na França, a PM-03 é oferecida por 4.399 euros, o equivalente a cerca de R$ 26 mil na cotação de R$ 5,91 atual. Ela conta com freios ABS nas duas rodas, rodas de 17’’, painel digital de TFT e iluminação de LED na lanterna e farol.
Embora o grupo Mahindra ainda obtenha ações da Peugeot Motocycles, o grupo indiano vendeu metade da empresa e 80% do controle da marca para a holding alemã Mutares, que é quem de fato gere a companhia atualmente. E, de acordo com a imprensa estrangeira, o grupo baseado em Munique pretende expandir a atuação da Peugeot Motocycles para outros mercados com as atuais PM-01 e PM-03, além das já planejadas PM-02 e PM-05, a fim de competir com marcas como Royal Enfield, Yamaha, BMW e Bajaj nos segmentos de pequena e média cilindradas em outros países.
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