Renault Kardian: testamos o consumo urbano e rodoviário com etanol
O lançamento do Renault Kardian serviu para reposicionar a marca francesa no mercado brasileiro. Agora, a Renault tem um modelo capaz de competir com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Entre os pontos altos do compacto está o consumo de combustível declarado. Por isso, decidimos testar o carro no trajeto urbano e rodoviário para ver como o SUV e comporta no mundo real.
Depois da primeira impressão, boa diga-se de passagem, ainda passamos uma semana com o SUV para ter uma avaliação mais completa. Após o período, destacamos é de que o acerto ou não da Renault passará muito pelo câmbio do Kardian.
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O SUV tem transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas. A partir dessa informação surge a incógnita. Isso porque alguns câmbios automatizados não trazem boas lembranças em terras brasileiras. I-Motion (Volkswagen), Easy R (Renault) e Dualogic (Fiat) ficaram marcados pelo alto índice de problemas.
Vale ressaltar que a caixa do Kardian é diferente dos citados, uma vez que é de dupla embreagem. Neste caso, o Brasill teve problemas com o Powershift, da Ford, e DSG, da Volkswagen. No entanto, mais recentemente, os Caoa Chery equipados com esse tipo de câmbio não tiveram problema.
Dito isso, vamos aos números do Kardian com etanol. No consumo declarado pelo Inmetro, o SUV faz 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada com etanol e 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina
Consumo rodoviário
Para testar o consumo rodoviário, o Kardian passou por uma viagem da cidade de São Paulo até o município de Tatuí (SP). Ao todo, o trajeto de ida e volta entre as cidades paulistas totalizou 204,9 km.
No percurso, procuramos seguir a velocidade limite da via que intercalava de 80 km/h a 100 km/h. Apesar da curta distância, o trajeto ainda reservou uma estrada de terra que colocou em xeque a molejo do Kardian. Resultado: o SUV saiu-se bem no fora de estrada leve.
Mas vamos ao gasto, na primeira parte da viagem o Kardian registrou 12,1 km/l. No total, a viagem registrou um consumo de 11,9 km/l do SUV com etanol.
Consumo urbano
Para o ciclo urbano, nós usamos o Kardian por 178,5 km. Essa quilometragem foi dividida em cinco dias com deslocamentos de aproximadamente 35,7 km cada.
Um detalhe importante, quase sempre durante os períodos mais críticos de tráfego da capital paulista, ou seja, antes e após o horário comercial.
Mesmo com a maioria das vias com limite de velocidade entre 50 km/h e 60 km/h, o anda e para foi o grande vilão para uma economia ainda maior.
Dessa forma, o Kardian registrou uma variação de consumo entre 9 km/l e 9,2 km/l.
Portanto, o consumo declarado pelo Inmetro foi o mesmo registrado por nós durante os testes, enquanto o rodoviário superou bem os 9,7 km/l declarados pelo órgão rodando com etanol.
Preços e versões:
Kardian Evolution – R$ 112.790
Kardian Techno – R$ 122.990
Kardian Evoluton – R$ 132.790
Renault Kardian Première Edition 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
Peso/potência: 9,52 kg/cv
Peso/torque: 53,1/kgfm
Câmbio: automatizado dupla embreagem (banhada a óleo), 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo Inmetro: 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada com etanol / 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/55 R17
Renault Kardian Première Edition 2025 – Itens de série
- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital 7”
- Câmbio e-shifter
- Paddle-Shift
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital com função auto
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Aerofólio traseiro
- Start&Stop
- Modo ECO com EcoScoring
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros
- Frenagem automática de emergência (AEBS)
- Alerta de colisão frontal (FCW)
- Freio de estacionamento eletrônico
- Console elevado com apoio de braço
- Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
- Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
- Partida remota do motor
- Saídas USB-C para o banco traseiro
- Seis alto-falantes
- Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
- Controle de velocidade adaptativo (ACC)
- Câmera Multiview (MVC)
- Alerta de ponto cego (BSW)
- Alerta de distância segura (DW)
- Sensores de estacionamento frontal
- Faróis de neblina em LED
- Sensor crepuscular
- Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
- Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
- Carregador de smartphone por indução
- Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas HAYEK
- Antena shark
- Teto bíton preto Nacré
- Badge lateral “Premiere Edition”
- Skis na cor prata acetinada
- Grade frontal em preto brilhante
Renault Kardian Première Edition 2025 – Vale a pena comprar?
É bem verdade que o Kardian tem a chance de colocar a Renault novamente em destaque, principalmente entre os compactos. A julgar pelo consumo de combustível, o SUV francês já oferece um bom motivo para optar por ele na hora da compra. Enquanto Volkswagen Nivus tem declarado pelo Inmetro 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, o Fiat Pulse na versão correspondente faz 8,4km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, ambos com etanol.
Além disso, o Kardian passa bem pela cidade e vai oferecer um conforto mínimo no off-road sem muitos obstáculos. O motor 1.0 turbo também entrega uma boa potência nas rodovias e, com o maior torque da categoria, transmite segurança nas ultrapassagens.
Assim, aliar um bom desempenho com economia de combustível é uma equação complicada de chegar. No entanto, com o Kardian, a Renault encontrou uma boa fórmula, basta saber o que as vendas dirão.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.