Saiba quais são as motos mais rápidas do mundo
As corridas de Land Speed existem para desafiar aqueles que pretendem voar sobre a terra. Elas são realizadas em desertos de sal e oferecem condições ideais para a prática do esporte, permitindo que os competidores tentem quebrar recordes de velocidade.
O recorde atual pertence ao pelo piloto britânico, Eric Teboul, a bordo da moto a jato Rocketman. Os 466,63 km/h foram conquistados porque a motocicleta usa um motor de foguete a hidrogênio que produz cerca de 1.000 cv.
Mais perto da indústria, é interessante resgatar que nos anos 2000, Honda, Suzuki e Kawasaki, brigavam pelo prêmio de moto mais rápida da terra. Foi assim que nasceram Suzuki Hayabusa, a Honda Super Blackbird e a Kawasaki Ninja ZX-11.
Você também pode se interessar por:
- As motos mais vendidas no Brasil em novembro de 2023
- Honda CG 125: tudo sobre a moto mais popular e querida do Brasil
- IPVA de motos 2024: tudo o que você precisa saber
- As 10 motos 0 km mais baratas do Brasil em 2023
Com a preocupação com a segurança dos clientes, as três e outras entraram em um acordo para limitar a máxima de modelos de rua. Um acordo semelhante foi feito com os carros. Mas hoje o tratado já não é levado tão a sério. Até porque as italianas resolveram quebrar o acordo.
Vale lembrar que a maioria dos números de desempenho são coletados em percursos fechados com pilotos profissionais, portanto, não tente fazer o mesmo nas rodovias ou avenidas.
Veja as 5 motos mais rápidas disponível para comprar no Brasil:
1. Honda CBR1000RR-R Fireblade SP: 344 km/h
Há trinta anos, a Fireblade era uma devoradora de velocidade máxima, porém as últimas edições foram recebendo atualizações como refrigeração líquida e ajustes na injeção. Com 999 cm³ e um pouco aquém do desempenho que os engenheiros da Moto GP queriam, foi necessário ajustar o sistema de admissão, a taxa de compressão e adotar uma caixa de ar maior, entre outras revisões importantes.
Na verdade, a maior parte da moto foi revisada no ano passado, embora no final do dia, a potência de pico do Triple R permaneça em 217 cv quase inalterados. Também estima aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,13 segundos e máxima de 344 km/h.
A conexão com as corridas de MotoGP também significa componentes de primeira linha, como um quadro de alumínio, suspensão Öhlins ajustável controlada eletronicamente, silenciador de titânio e freios Brembo.
2. Kawasaki Ninja ZX-10R: 318 km/h
Integrante da série Ninja, que inclui outros modelos como a ZX-6R, a ZX-14R e a ZX-25R, a ZX-10R foi lançada em 2004, como sucessora da ZX-9R, e desde então passou por várias atualizações e melhorias. Ela é uma das motos mais rápidas e potentes do mundo, capaz de atingir velocidades superiores a 300 km/h.
Ela também é uma das motos mais vitoriosas no Campeonato Mundial de Superbike, tendo conquistado seis títulos de pilotos e oito de construtores desde 2011. A Ninja ZX-10R possui um motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida, injeção eletrônica e comando de válvulas variável.
A ZX-10R tem potência máxima de 203 cv e 11,7 kgfm. A suspensão é da marca Showa, com garfo invertido na dianteira e monoamortecedor na traseira, ambos ajustáveis. Os freios são da marca Brembo, com discos duplos na dianteira e disco simples na traseira, ambos ventilados.
3. Ducati Panigale V4 S: 315 km/h
A italiana se destaca por ter um peso a seco de 167 kg e motor de 998 cm³, 4 tempos, quatro válvulas por cilindro e 237 cv a 15.500 rpm. A suspensão é Öhlins com opções de ajustes finos. O tanque de combustível é de aço escovado e as asas são de fibra de carbono, elas oferecem um fluxo aerodinâmico favorável aliado a uma carenagem que melhora a refrigeração do motor.
4. Suzuki GSX 1300 R Hayabusa: 312 km/h
Com potência abundante e desempenho inigualável, a introdução da Hayabusa no mercado em 1999 foi uma ocasião monumental, pois foi a primeira a ultrapassar a velocidade de 300 km/h, máxima de 310 km/h.
De alguma forma, a Suzuki conseguiu equilibrar o motor de 197 cv e tornar o exemplar uma das motocicletas mais rápidas do mundo e ao mesmo tempo agradável de dirigir. Por isso, continua sendo um modelo muito carismático, que continua cativando fãs ao redor do mundo.
5. BMW S1000 RR: 303 km/h
Além de ser uma das mais rápidas, a motocicleta alemã é uma das mais doceis de se pilotar, graças ao seu peso a seco de 175 kg e a eletrônica embarcada. Lançada em 2009, ela tem um motor de 999 cm³ com 210 cv. Na ficha técnica da moto, a velocidade máxima é de 303 km/h, porém a marca conquistada no deserto de sal foi de 330 km/h. Para o modelo 2023, a S 1000 RR recebeu atualização no seu famoso motor de 4 cilindros e 999 cc de cilindrada.
Jornalista Automotivo