Segredo: Nissan New Kicks deve ter motores turbo e híbrido da Renault
A segunda geração do Nissan Kicks já está em desenvolvimento, inclusive com protótipos tendo sido flagrados em testes no Brasil. A previsão de lançamento por aqui é 2025 e, como já contamos neste outro artigo, o SUV com plataforma CMF-B chegará para conviver com o antecessor e, assim, fazer a produção em Resende (RJ) quadruplicar.
Uma das estratégias da Nissan com o New Kicks deve ser o aproveitamento maior da aliança com a Renault para formar a motorização. Isso significa que o SUV compacto tem boas chances de usar os motores 1.0 turbo flex de cerca de 120 cv, a ser estreado em 2024 pelo Kardian, e 1.3 turbo flex de 170 cv usado atualmente por Duster, Oroch e Captur, ambos da família TCe.
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A informação sobre o uso da família TCe no novo Nissan Kicks já havia sido divulgada pelo Autos Segredos em outubro de 2022. A grande novidade é que a mesma sinergia pode valer para o futuro e ainda misterioso motor 1.6 aspirado híbrido flex pleno (HEV) de 145 cv que a Renault vem preparando para o mercado brasileiro.
Ele surge como uma alternativa ao complexo sistema e-Power, que a marca japonesa chegou a confirmar para nosso País, mas ainda não lançou por questões de custo de desenvolvimento e aceitação de mercado. Um híbrido HEV de origem Renault seria uma aposta mercadológica mais segura e garantiria uma maior escala produtiva.
Existe, ainda, um outro fator neste cenário: a produção de motores da Renault foi desmembrada em todo o mundo, incluindo o Brasil. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) agora pertence a uma nova subsidiária da companhia chamada Horse, criada para fornecer propulsores às três marcas da aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi) e até para a chinesa Geely.
Com uma marca de motores “independente”, fica mais fácil dividir o fornecimento de motores entre as marcas, sem precisar declarar que o New Kicks “utiliza motores Renault”. Questões políticas. E, aí, a tão aguardada configuração e-Power pode subir no telhado. Já o atual motor 1.6 aspirado flex de até 113 cv seria mantido para uso do Kicks G1.
Outra curiosidade sobre o New Kicks – que estamos chamando assim para diferenciá-lo do Kicks de primeira geração, caso ambos convivam em linha usando o mesmo nome – é que sua plataforma será a CMF-B, mesma do Renault Kardian, porém com diferenciações.
Sua variante será a CMF-B High, mais sofisticada derivada do Nissan Juke de segunda geração, enquanto o Kardian utiliza a CMF-B Low, mais simples, voltada a modelos de baixo custo da multinacional, como os da romena Dacia - e, lembremos, nosso Kardian nascerá da costela do Sandero Stepway de terceira geração.
O Nissan New Kicks de segunda geração deve começar a ser produzido em série no Brasil no final de 2024, com lançamento efetivo no mercado no primeiro trimestre de 25. Antes, o SUV será revelado globalmente em outros mercados. As projeções, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag. Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
Jornalista Automotivo