Segredo: VW Tera 2026 é flagrado e terá receita do Polo contra o Pulse
O Volkswagen Tera se prepara para chegar ao Brasil. O SUV compacto já roda em testes com carroceria final pelo território nacional e, após ter o nome revelado no fim do ano passado, acerta os últimos detalhes antes de estrear por aqui ainda no primeiro semestre deste ano.
O VW Tera será rival de Fiat Pulse e Renault Kardian em nosso mercado. Por aqui, será posicionado abaixo do VW T-Cross no catálogo da marca, e deve ter semelhanças importantes com o VW Polo, assim como o VW Nivus tem.
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Não estamos falando aqui da plataforma MQBA0, que será usada pelo SUV compacto e que é base para construção de Nivus, Virtus, Polo, Polo Track e T-Cross. Mas sim da motorização que o SUV terá no Brasil para ter um volume de vendas suficiente e brigar entre os modelos mais vendidos da categoria.
Para isso, a Volkswagen deve apostar em duas motorizações. Para a versão de entrada, o tradicional 1.0 aspirado flex de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. As demais devem ser equipadas com o propulsor 1.0 turbo flex, na configuração 170 TSI, para render até 116 cv de potência e 16,8 kgfm.
A informação de que o modelo teria motorização 1.0 MPI foi publicada primeiramente pelo jornalista Leonardo Felix, do site Autoesporte. E no flagra divulgado pela página Gessner Motors, no Instagram, fica claro que estamos diante das duas motorizações sendo testadas.
Isso porque a primeira unidade testada, estacionada logo atrás do Nivus GTS, usa rodas de ferro e calotas. Ela será crucial para tornar o SUV um dos modelos mais vendidos do nosso mercado, assim como é o VW Polo Track.
Já a segunda unidade da foto é mais bem equipada. As rodas são de liga leve e exibe até um aerofólio traseiro mais proeminente, por exemplo, mostrando que se trata da versão de topo, que deve se chamar Highline e ter motor 170 TSI.
Vale lembrar que o Tera será um produto importante para a Volkswagen no Brasil. O SUV compacto será responsável por aumentar o volume de vendas da marca e, consequentemente, sua representatividade no mercado nacional.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.