BYD dará IPVA de graça aos clientes em resposta ao Governo de São Paulo

Marca chinesa dá resposta ao Governo do Estado de São Paulo que vai isentar apenas carros da Toyota
Renan Bandeira
Por
05.01.2025 às 14:39
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Marca chinesa dá resposta ao Governo do Estado de São Paulo que vai isentar apenas carros da Toyota

A BYD começou o ano de 2025 respondendo o Governo do Estado de São Paulo. A marca chinesa garantiu a isenção do IPVA para todos seus carros híbridos vendidos durante o mês de janeiro, após o Governo do Estado de São Paulo regulamentar lei que só daria o benefício para veículos da Toyota – como a Mobiauto já explicou neste outro artigo.

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Semanas atrás, o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), afirmou em coletiva que tem montadoras de carro no Estado que fazem carros híbridos e que iria beneficiá-las.

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“Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo. A gente não vai dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”, explicou Freitas.

A polêmica veio à tona dias atrás com a divulgação oficial das novas regras do IPVA 2025 e 2026 para o Estado de São Paulo. Consequentemente, foram publicadas as normas técnicas necessárias para obtenção do desconto, e apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross estão aptos ao abatimento.

Como o art.11 do Código Tributário Nacional estabelece que é “vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino”, o time de Freitas estipulou quatro requisitos para isenção:

  • Híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize, alternativa (flex) ou exclusivamente, etanol;
  • Valor não superior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais);
  • Possuir um ou mais motores elétricos com potência elétrica total mínima de 40 kW (quarenta quilowatts), equivalente a 54 cv;
  • Alimentados por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150V (cento e cinquenta volts), capazes de recuperar energia para as baterias.

 

Dessa forma, os únicos modelos que se enquadram em todos os requisitos são justamente o Toyota Corolla e Corolla Cross – coincidentemente, ou não, os únicos fabricados atualmente em São Paulo.

Caso esteja se perguntando sobre os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Hybrid, os Fiat Pulse e Fastback e Kia Stonic, todos eles adotam um sistema híbrido leve com motor elétrico de potência inferior aos 54 cv exigidos, além do sistema elétrico variar entre 12V e 48V, enquanto o exigido pela norma técnica é de 150V.

Com a situação, a BYD tomou atitude para seguir o plano ousado e agressivo no mercado. E prometeu aos futuros clientes que isentará o IPVA dos seus seis carros híbridos que forem comprados como novos em janeiro deste ano.

Sendo assim terão o benefício por meio da montadora quem comprar unidades de King, Shark, Song Plus, Song Plus Premium e Song Pro. Clientes que já compraram o produto ou comprarem a partir do mês seguintes, não estarão dentro dos requisitos para ganhar o IPVA. Os elétricos não estão incluídos.

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