BYD dará IPVA de graça aos clientes em resposta ao Governo de São Paulo
A BYD começou o ano de 2025 respondendo o Governo do Estado de São Paulo. A marca chinesa garantiu a isenção do IPVA para todos seus carros híbridos vendidos durante o mês de janeiro, após o Governo do Estado de São Paulo regulamentar lei que só daria o benefício para veículos da Toyota – como a Mobiauto já explicou neste outro artigo.
Semanas atrás, o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), afirmou em coletiva que tem montadoras de carro no Estado que fazem carros híbridos e que iria beneficiá-las.
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“Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo. A gente não vai dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”, explicou Freitas.
A polêmica veio à tona dias atrás com a divulgação oficial das novas regras do IPVA 2025 e 2026 para o Estado de São Paulo. Consequentemente, foram publicadas as normas técnicas necessárias para obtenção do desconto, e apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross estão aptos ao abatimento.
Como o art.11 do Código Tributário Nacional estabelece que é “vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino”, o time de Freitas estipulou quatro requisitos para isenção:
- Híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize, alternativa (flex) ou exclusivamente, etanol;
- Valor não superior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais);
- Possuir um ou mais motores elétricos com potência elétrica total mínima de 40 kW (quarenta quilowatts), equivalente a 54 cv;
- Alimentados por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150V (cento e cinquenta volts), capazes de recuperar energia para as baterias.
Dessa forma, os únicos modelos que se enquadram em todos os requisitos são justamente o Toyota Corolla e Corolla Cross – coincidentemente, ou não, os únicos fabricados atualmente em São Paulo.
Caso esteja se perguntando sobre os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Hybrid, os Fiat Pulse e Fastback e Kia Stonic, todos eles adotam um sistema híbrido leve com motor elétrico de potência inferior aos 54 cv exigidos, além do sistema elétrico variar entre 12V e 48V, enquanto o exigido pela norma técnica é de 150V.
Com a situação, a BYD tomou atitude para seguir o plano ousado e agressivo no mercado. E prometeu aos futuros clientes que isentará o IPVA dos seus seis carros híbridos que forem comprados como novos em janeiro deste ano.
Sendo assim terão o benefício por meio da montadora quem comprar unidades de King, Shark, Song Plus, Song Plus Premium e Song Pro. Clientes que já compraram o produto ou comprarem a partir do mês seguintes, não estarão dentro dos requisitos para ganhar o IPVA. Os elétricos não estão incluídos.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.