Stellantis já tem subcompacto para concorrer com Dolphin Mini e Kwid
As consequências da parceria entre Stellantis e Leapmotor já são visíveis, uma vez que já foi anunciada a chegada da chinesa ao mercado da Malásia. De acordo com o portal Carnewschina é muito provável que essa primeira investida seja centrada na figura do T03, hatch elétrico da marca.
Você pode se interessar por:
- Esse microcarro elétrico pode salvar uma das maiores fabricantes chinesas
- Este microcarro elétrico chinês custa R$ 54 mil e te ajuda com os boletos
- Novo Kwid elétrico surge repaginado para enfrentar BYD Dolphin Mini
- VW terá SUV compacto elétrico com tamanho do Nivus
O veículo em questão é uma tentativa da Stellantis de entrar no mercado de hatches subcompactos elétricos. Para se ter uma noção, suas medidas são de 3.620 mm de comprimento, 1.652 mm de largura e 1.605 mm de altura, as quais são menores que a de umDolphin Mini
Seu conjunto motriz é oferecido em três opções, de acordo com a configuração do veículo, com rendimentos de 54 cv, 77 cv e 108 cv. O alcance elétrico também varia, e vai de 200 km a 403 km.
Em questão de preço, a variante mais barata do T03 tem o valor de ¥ 49,900 (cerca de R$ 34 mil). Para fins de comparação, o Dolphin Mini tem preço de ¥ 69.800 no mercado chinês (cerca de R$ 48 mil). Assim, o veículo da Leapmotor se mostra como uma opção mais em conta do que o carro da BYD, pelo menos no mercado chinês.
Quanto ao design, seu visual tem traços mais curvados tal qual um Renault Kwid, porém com um maior toque de minimalismo e elegância, seus faróis são arredondados com luzes de LED e há ausência de grade frontal. As rodas são de liga de alumínio de 15 polegadas.
Por dentro, o T03 conta com tela sensível ao toque de 12,8 polegadas, a qual conta com sistema de infoentretenimento, controle climático e navegação.
Leapmotor e Stellantis
A Leapmotor é uma montadora chinesa que já vendeu mais de 140 mil veículos no país e que no último ano fechou uma parceria com a Stellantis com intuito de expandir sua operação para outros mercados pelo mundo. Foi assim que foi criada a joint-venture Leap Motor International.
Há algum tempo, rumores foram levantados de que a Leapmotor iria abrir fábricas na Polônia a fim de facilitar sua operação na Europa. Além disso, como foi noticiado pela Mobiauto, também suspeita-se de que o modelo C10, crossover da marca, possa chegar ao velho continente ainda no verão europeu deste ano.
O T03 já é vendido por lá, no mercado francês, mas a empresa chinesa já afirmou, em meio ao Salão de Munique do ano passado, que planeja levar o hatch elétrico para outros países da Europa.
Quanto a chegada do modelo à Malásia, ele faz parte do plano da Stellantis em “reviver” suas marcas por lá, como Jeep, Citroen e Peugeot, junto com a introdução da Leapmotor. O projeto foi confirmado por Daniel Gonzalez, COO da Stellantis no Sudeste Asiático, o qual foi quem justamente confirmou a chegada da Leapmotor ao mercado malaio e que já se está trabalhando para posicionar o Peugeot e-2008 por lá.