Por que Fiat Mobi e Fiat Argo podem ser substituídos no Brasil?

Como parte de uma nova estratégia da Fiat, tanto Fiat Mobi quanto Fiat Argo tem os dias contados por aqui
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07.11.2024 às 16:45 • Atualizado em 27.11.2024
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Como parte de uma nova estratégia da Fiat, tanto Fiat Mobi quanto Fiat Argo tem os dias contados por aqui

Fiat Argo e Fiat Mobi são dois dos produtos mais importantes para a Fiat dentro do mercado brasileiro, basta checar seus números de emplacamentos. Porém, mesmo com sucesso de vendas, ambos serão substituídos no Brasil, por quê?

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Segundo dados da Fenabrave do último mês de outubro, o Fiat Argo é o 4º veículo de passeio mais vendido do país, já o Fiat Mobi é o 7º colocado, com 73.784 e 56.175 emplacamentos cada um, respectivamente até outubro. Dentro do catálogo da marca, ambos ficam atrás apenas da Fiat Strada, que concorre no mercado de comerciais leves.

 

Então por que serão substituídos? A resposta tem a ver com a nova abordagem mais “globalizada” da Stellantis - conglomerado automotivo do qual a Fiat faz parte -, mais especificamente com o novo Fiat Grande Panda.

Revelado em junho e já lançado em certos mercados da Europa, como França e Holanda, o Grande Panda trata-se da segunda geração do Fiat Panda, uma espécie de irmão europeu do nosso antigo Fiat Uno. Mas o que Mobi e Argo têm com isso?

Acontece que o modelo em questão servirá de base para o desenvolvimento local de um produto da Fiat que substituirá Argo e Mobi de uma vez no Brasil. O fato dá a tônica de uma nova abordagem mais global da italiana, com veículos compartilhados entre mercados.

Esse novo carro será produzido em Betim (MG), onde Argo e Mobi são atualmente fabricados, como foi confirmado por Juliano de Almeida, vice-presidente de compras da Stellantis América do Sul, em entrevista ao site Automotive Busines.

 

Além disso, na mesma entrevista o executivo também confirmou que esse futuro sucessor de Mobi e Argo fará uso da plataforma Smart Car, o que já era esperado, visto que essa é a arquitetura do Grande Panda. Antes conhecido como CMP, a base Smart Car já é usada por Peugeot 208 e Citroën C3 aqui no Brasil - outros dois produtos do grupo Stellantis.

No visual, o jornalista Leonardo Félix, da Autoesporte, recentemente revelou que muito desse novo produto Fiat será baseado no que já conhecemos do C3. Na parte mecânica, segundo o portal Autos Segredos, o modelo será um híbrido plug-in, o primeiro de sua fabricante por aqui.

 

Por fim, vale mencionar que o Grande Panda foi flagrado recentemente em meio a vias brasileiras. Como já comentado, o modelo em si não chegará aqui, mas sua aparição dá indícios que o sucessor de Fiat Mobi e Fiat Argo não está tão longe de chegar.

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