Fiat Pulse e Fastback 2025 agora são os primeiros híbridos "populares"; veja preços
Passados alguns flagras ao longo de meses, os novos Fiat Pulse e Fastback híbridos são lançados pela fabricante no Brasil. O lançamento da dupla de SUVs significa a chegada da eletrificação de veículos de alta produção no país, assim sendo a Fiat a primeira marca generalista a lançar um carro dotado de sistema híbrido no mercado.
Batizado de Fiat Pulse T200 Hybrid e Fiat Fastback T200 Hybrid, ambos já são produzidos na fábrica da Stellantis em Betim (MG). A tal da hibridização da Stellantis em seu projeto Bio Hybrid estreia no mercado brasileiro através da tecnologia híbrida-leve (MHEV), que é menos complexo do que um híbrido pleno (HEV) e um híbrido plug-in (PHEV) - esse último dependendo de recarga externa, como o Jeep Compass 4Xe.
Você também pode se interessar por;
- Fiat Pulse e Fastback ficam mais econômicos como híbridos; veja o quanto
- Próxima norma de emissões vai obrigar carros a serem híbridos no Brasil
- Como a Honda preparou os motores de HR-V e City para o Proconve em 2025
- Programa Mover: substituto do Rota 2030 tem como foco os veículos híbridos flex
Como é o motor T200 híbrido-leve?
De acordo com a Fiat, os novos Pulse e Fastback T200 Hybrid 2025 trazem o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que hoje entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A diferença o alternador e o motor de partida saem de cena para dar lugar a um pequeno motor elétrico de 12V, que gera potência de até 3 kW (4 cv).
Segundo a fabricante, essa força gerada acaba resultando em torque para o motor 1.0 turbo durante acelerações e retomadas. Vale ressaltar, porém, que em um carro híbrido-leve o pequeno motor elétrico nunca traciona o carro sozinho, sendo somente um auxiliar para o motor a combustão em alguns momentos de rodagem.
Para alimentar esse motor elétrico, tanto o Pulse T200 Hybrid quanto Fastback T200 Hybrid trazem duas baterias de 12V: uma tradicional de 68Ah localizada dentro do cofre do motor, sendo de chumbo-ácido; e outra de íon de lítio de 11Ah, essa instalada logo abaixo do banco do motorista. Sem depender de recarga externa, o conjunto de baterias é recarregado por meio do motor 1.0 turbo durante desacelerações e frenagens.
A Fiat detalha que a dupla traz o chamado sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias), que tem a função de conectar, separar ou controlar as duas baterias conforme gerenciamento da central eletrônica, assim mantendo a eficiência da operação e a carga adequada das baterias.
O principal destaque mesmo ficou para o consumo. Segundo a Fiat, na cidade o Fastback reduziu seu consumo de combustível em 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), enquanto no Pulse a diminuição foi de 10,7% com gasolina e etanol. Abaixo, veja os números de consumo:
Pulse
- Cidade (E/G): era 8,4 km/l e passa a 9,3 km/l - era 12,1 km/l e passa a 13,4 km/
- Estrada (E/G): 10,2 km/l / 14,4 km/l (igual)
Fastback
- Cidade (E/G): era 8,1 km/l e passa a 8,9 km/l - era 11,3 km/l e passa a 12,6 km/l
- Estrada (E/G): era 9,7 km/l e passa a 9,8 km/l - 13,9 km/l (igual)
Por fim, outra novidade ficou para o painel de instrumentos com tela de 7 polegadas com novo grafismo, com informações de fluxo de energia, carga da bateria e quanto o sistema híbrido-leve está impulsionando ou recarregando o Pulse ou Fastback T200 Hybrid. A central multimídia com tela de 10,1 polegadas também é de série para todas as variantes com motor 1.0 turbo flex híbrido-leve.
Fiat Pulse T200 Hybrid 2025 - Versões, equipamentos e preços:
Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990
- Motor T200 Hybrid (130cv)
- Cor exclusiva Azul Amalfi
- Multimídia 10,1”
- Banco Bipartido
- Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
- Keyless
- Carregador por Indução
- Partida Remota • Rodas em Liga 16”
- Volante em Couro
Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990
Itens da versão anterior somados a:
- Cluster 7”
- Multimídia 10,1”
- Sensor de Estacionamento Dianteiro
- Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
- Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
- Farol de Neblina
- Luz no Retrovisor
- Retrovisor com tilt down e rebatimento
- Detecção de Chuva
- Retrovisor Fotocrômico
- Farol Alto Automático
- Roda de Liga 17”
- Bancos em Couro
- Teto Bicolor
Fiat Fastback T200 Hybrid 2025 - Versões, equipamentos e preços:
Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990
- Motor T200 Hybrid (130cv)
- Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
- Keyless
- Carregador por Indução
- Multimídia 10,1”
- Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
- AEB
- Detecção de Chuva
- Retrovisor Fotocrômico
- Farol Alto Automático
- Partida Remota
Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990
Itens da versão anterior mais:
- Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
- Cluster 7”
- Sensor de Estacionamento Dianteiro
- Farol de Neblina
- Luz no Retrovisor
- Retrovisor com tilt down e rebatimento
- Roda de Liga 18”
- Teto Bicolor
- Bancos em Couro
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.