Fiat Pulse e Fastback 2025 agora são os primeiros híbridos "populares"; veja preços

SUVS apostam em economia de combustível e preço competitivo
Diego Dias
Por
06.11.2024 às 21:00 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
SUVS apostam em economia de combustível e preço competitivo

Passados alguns flagras ao longo de meses, os novos Fiat Pulse e Fastback híbridos são lançados pela fabricante no Brasil. O lançamento da dupla de SUVs significa a chegada da eletrificação de veículos de alta produção no país, assim sendo a Fiat a primeira marca generalista a lançar um carro dotado de sistema híbrido no mercado.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Batizado de Fiat Pulse T200 Hybrid e Fiat Fastback T200 Hybrid, ambos já são produzidos na fábrica da Stellantis em Betim (MG). A tal da hibridização da Stellantis em seu projeto Bio Hybrid estreia no mercado brasileiro através da tecnologia híbrida-leve (MHEV), que é menos complexo do que um híbrido pleno (HEV) e um híbrido plug-in (PHEV) - esse último dependendo de recarga externa, como o Jeep Compass 4Xe.

Você também pode se interessar por;

Como é o motor T200 híbrido-leve?

De acordo com a Fiat, os novos Pulse e Fastback T200 Hybrid 2025 trazem o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que hoje entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A diferença o alternador e o motor de partida saem de cena para dar lugar a um pequeno motor elétrico de 12V, que gera potência de até 3 kW (4 cv).

Segundo a fabricante, essa força gerada acaba resultando em torque para o motor 1.0 turbo durante acelerações e retomadas. Vale ressaltar, porém, que em um carro híbrido-leve o pequeno motor elétrico nunca traciona o carro sozinho, sendo somente um auxiliar para o motor a combustão em alguns momentos de rodagem.

Para alimentar esse motor elétrico, tanto o Pulse T200 Hybrid quanto Fastback T200 Hybrid trazem duas baterias de 12V: uma tradicional de 68Ah localizada dentro do cofre do motor, sendo de chumbo-ácido; e outra de íon de lítio de 11Ah, essa instalada logo abaixo do banco do motorista. Sem depender de recarga externa, o conjunto de baterias é recarregado por meio do motor 1.0 turbo durante desacelerações e frenagens.

A Fiat detalha que a dupla traz o chamado sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias), que tem a função de conectar, separar ou controlar as duas baterias conforme gerenciamento da central eletrônica, assim mantendo a eficiência da operação e a carga adequada das baterias.

O principal destaque mesmo ficou para o consumo. Segundo a Fiat, na cidade o Fastback reduziu seu consumo de combustível em 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), enquanto no Pulse a diminuição foi de 10,7% com gasolina e etanol. Abaixo, veja os números de consumo:

Pulse

  • Cidade (E/G): era 8,4 km/l e passa a 9,3 km/l - era 12,1 km/l e passa a 13,4 km/
  • Estrada (E/G): 10,2 km/l / 14,4 km/l (igual)

Fastback

  • Cidade (E/G): era 8,1 km/l e passa a 8,9 km/l - era 11,3 km/l e passa a 12,6 km/l
  • Estrada (E/G): era 9,7 km/l e passa a 9,8 km/l - 13,9 km/l (igual)

Por fim, outra novidade ficou para o painel de instrumentos com tela de 7 polegadas com novo grafismo, com informações de fluxo de energia, carga da bateria e quanto o sistema híbrido-leve está impulsionando ou recarregando o Pulse ou Fastback T200 Hybrid. A central multimídia com tela de 10,1 polegadas também é de série para todas as variantes com motor 1.0 turbo flex híbrido-leve.

Fiat Pulse T200 Hybrid 2025 - Versões, equipamentos e preços:

Pulse Audace T200 Hybrid AT:  R$ 125.990

  • Motor T200 Hybrid (130cv)
  • Cor exclusiva Azul Amalfi
  • Multimídia 10,1”
  • Banco Bipartido
  • Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
  • Keyless
  • Carregador por Indução
  • Partida Remota • Rodas em Liga 16”
  • Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990

Itens da versão anterior somados a:

  • Cluster 7”
  • Multimídia 10,1”
  • Sensor de Estacionamento Dianteiro
  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
  • Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
  • Farol de Neblina
  • Luz no Retrovisor
  • Retrovisor com tilt down e rebatimento
  • Detecção de Chuva
  • Retrovisor Fotocrômico
  • Farol Alto Automático
  • Roda de Liga 17”
  • Bancos em Couro
  • Teto Bicolor

Fiat Fastback T200 Hybrid 2025 - Versões, equipamentos e preços:

Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990

  • Motor T200 Hybrid (130cv)
  • Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
  • Keyless
  • Carregador por Indução
  • Multimídia 10,1”
  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
  • AEB
  • Detecção de Chuva
  • Retrovisor Fotocrômico
  • Farol Alto Automático
  • Partida Remota

Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990

Itens da versão anterior mais:

  • Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
  • Cluster 7”
  • Sensor de Estacionamento Dianteiro
  • Farol de Neblina
  • Luz no Retrovisor
  • Retrovisor com tilt down e rebatimento
  • Roda de Liga 18”
  • Teto Bicolor
  • Bancos em Couro

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários