Audi Q6 e-tron parte de R$ 530 mil com recargas grátis para rodar até 15 mil km

SUV elétrico estreia no Brasil em duas versões com alto nível tecnológico e autonomia superior a 400 quilômetros
GS
Por
08.11.2024 às 03:01 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
SUV elétrico estreia no Brasil em duas versões com alto nível tecnológico e autonomia superior a 400 quilômetros

Lançamento mais importante da Audi em 2024, o Q6 e-tron estreia oficialmente como o primeiro dos 20 modelos da marca confirmados para o Brasil nos próximos dois anos. O SUV elétrico chega nas versões Performance e Performance Black, que têm preços promocionais de R$ 529.990 e R$ 569.990, respectivamente, na modalidade venda direta (ou R$ 559.990 e R$ 599.990 para pessoa física).

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Você pode se interessar por:

Plataforma de Porsche Macan

Primeiro SUV elétrico fabricado na sede da Ingolstadt, na Alemanha, o Q6 e-tron é construído sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE), dedicada a veículos movidos somente a eletricidade do Grupo Volkswagen – é a mesma base do novo Porsche Macan.

 O Q6 e-tron mede 4,71 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,64 m de altura e 2,89 m de distância entre-eixos. Apesar do porte de SUV médio, o desenho imponente da carroceria passa a impressão de o modelo ser maior do que é de fato. As linhas laterais musculosas são reforçadas pela linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de até 21 polegadas.

A dianteira do SUV é mais alta e vertical do que estamos acostumados a ver em outros carros da Audi e mostra personalidade própria com o conjunto óptico full LED Matrix dividido em dois níveis (como na Fiat Toro, por exemplo) e grade maior.

Já a traseira segue um estilo mais tradicional, com lanternas em LED integradas pela régua luminosa que atravessa horizontalmente a tampa do porta-malas, que tem abertura elétrica. Caso o bagageiro de 526 litros de capacidade não seja suficiente para acomodar as bagagens dos cinco ocupantes, um compartimento dianteiro de 64 litros permite levar bolsas menores ou objetos pequenos.

A cabine, por sua vez, proporciona bom espaço para quatro adultos, que têm à disposição uma série de equipamentos de conforto e conveniência, como ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, teto solar panorâmico, luzes de ambiente configuráveis, bancos dianteiros esportivos revestidos de material imitação de couro, carregador de celular por indução e sistema de som premium assinado pela Bang & Olufsen – esses itens são exclusivos da versão Performance Black, que ainda adiciona kit estético esportivo S Line Head-up Display e detalhes externos na cor preta.

O estilo mais minimalista restringiu os botões físicos ao seletor de marchas, uma vez que quase todos os comandos do carro podem ser feitos na tela de 14,5” da central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Completam o conjunto de telas os visores de 11,9”, do painel de instrumentos, e 10,9”, voltado ao passageiro para controlar a multimídia.

Diferentemente de outros SUVs elétricos da Audi, o Q6 e-tron manteve os retrovisores convencionais em vez de aderir às câmeras que projetam a imagem externa em pequenas telas alojadas nas portas dianteiras, em posição pouco intuitiva e que demanda algum tempo para o motorista se acostumar.

Mais de 400 km de autonomia

As duas versões do Audi Q6 e-tron são movidas por dois motores, que entregam 387 cv de potência e 54,5 kgfm de torque, alimentados por uma bateria de 100 kWh, composta por 12 módulos e sistema de 800 Volts para fornecer autonomia de 411 km pelas medições do Inmetro, que são mais rigorosas. O alcance divulgado na Europa é superior a 600 km.

A Audi explica que o motor instalado no eixo dianteiro é do tipo assíncrono, mais eficiente em arrancadas e retomadas. O traseiro, de ímãs permanentes, tem mais eficácia em velocidades constantes. Os dados de desempenho informam que o Q6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

No teste-drive realizado em pista fechada, o Audi Q6 e-tron se mostrou bastante ágil para um carro de mais de duas toneladas, com arrancadas vigorosas proporcionadas pelo torque disponível plenamente ao menor estímulo no acelerador – algo normal para um elétrico de sua faixa de potência e preço.

Confortável, o SUV impressionou mais pela estabilidade durante exercícios de slalom e mudanças bruscas de direção. O Q6 e-tron é o primeiro carro da Audi a sair de fábrica com suspensões esportivas dotadas de amortecedores com válvulas variáveis, que modulam a rigidez de acordo com a condição de uso do veículo. Os freios, embora não sejam cerâmicos ou fornecidos pela grife Brembo, mostraram eficiência mesmo depois de várias frenagens consecutivas.

Voucher de R$ 10 mil para rodar 15 mil km

Segundo a Audi, os clientes que comprarem o Q6 e-tron durante o período de pré-venda (a marca não informou o prazo) ganharão um voucher de R$ 10 mil para ser utilizado, durante um ano, nos 270 pontos de recarga da rede Shell Recharge, que possui 38 recarregadores rápidos e ultrarrápidas espalhados em diversas regiões do Brasil.

A Audi calcula que, individualmente, o bônus equivale a 40 recargas completas do Q6 e-tron, ou mais de 15 mil quilômetros rodados. A marca explica que nas estações de 150 kW o Q6 e-tron pode ser “abastecido” de 10% a 80% em apenas 21 minutos em corrente contínua (DC) de 270 kW.

O Audi Q6 e-tron tem garantia de quatro anos para o veículo e de oito anos para a bateria, ambos sem limite de quilometragem.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários