SUV mais vendido do mundo, Toyota RAV4 vende quase nada no Brasil
SUV mais vendido no mundo há alguns anos, o Toyota RAV4 é figura rara nas ruas brasileiras. Enquanto as suas vendas globais beiram a marca das 900 mil unidades - pela contagem da consultoria Focus2Move - no Brasil, o utilitário esportivo somou apenas 2.138 emplacamentos no acumulado do ano, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
Se no ranking global o Toyota RAV4 ocupa a terceira posição geral, ficando atrás apenas do Corolla e do Tesla Model Y, no Brasil, o SUV não figura entre os 50 automóveis mais vendidos.
Você também pode se interessar por:
- Toyota Corolla chega à linha 2025 com uma versão a menos; confira
- Por que o Toyota Corolla ainda não é ameaçado pelo BYD King
- Toyota Corolla híbrido 2024: o que você deve saber antes de comprar
- Toyota Corolla Brad Pitt: ainda vale comprar depois de 20 anos?
No mercado nacional, o RAV4 aparece na 35ª colocação do segmento de SUVs, abaixo de modelos, como Ford Territory (5.016 emplacamentos), Chevrolet Equinox (2.876) e Volkswagen Tiguan (2.812). Ainda assim, o desempenho é melhor que o do ano passado, quando não atingiu a marca de 1.100 unidades.
Em abril deste ano, o Toyota RAV4 ganhou a versão híbrida plug-in (PHEV), que contribuiu para o aumento das vendas no país. O SUV tem consumo médio declarado de até 35 km/l (uso urbano) graças ao motor 2.5 aspirado a gasolina de 185 cv e 22,7 kgfm de torque combinado a dois propulsores elétricos. O conjunto entrega até 306 cv e autonomia elétrica de 55 quilômetros.
A versão híbrida convencional (HEV) segue à venda, com potência combinada de 222 cv e consumo urbano declarado de 14 km/l.
No entanto, o Toyota RAV4 esbarra no alto preço para deslanchar no mercado. Os preços começam em R$ 349.290, na versão SX Connect Hybrid (HEV), e chegam a R$ 402.420, na XSE Plug-in Hybrid (PHEV).
Apesar da boa reputação da marca e do produto, os valores do Toyota RAV4 superam os preços dos competitivos SUVs híbridos chineses. Para efeito de comparação, os BYD Song Pro e Song Plus custam entre R$ 169.800 (preço promocional) e R$ 239.800. A recém-lançada versão Song Plus Premium parte de R$ 299.800.
No caso do GWM Haval H6, a tabela começa em R$ 216 mil (versão HEV2) e vai até R$ 283 mil (PHEV34).