Toyota GR Corolla é o esportivo antitiozão de 304 cv que a marca precisava

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!
LF
Por
01.04.2022 às 14:42 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Após muita especulação e espera, a Toyota enfim apresentou na noite da última quinta-feira (31) o GR Corolla, configuração esportiva (de verdade!) do hatch médio. 

São 304 cv de potência (a 6.500 rpm) e 37,7 kgfm de torque (entre 3.000 e 5.500 rpm) gerados por um motor 1.6 turbo a gasolina com injeção direta de combustível e, acreditem, apenas três cilindros. Ou, mais precisamente, um pouco mais de 100 cv por cilindro. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Trata-se do mesmo propulsor do primo Yaris GR, porém ainda mais apimentado. Para deixar a receita um pouco mais divertida, o câmbio é sempre e tão somente manual! Ah, sim, a caixa possui seis marchas. Não há uma variante automática ou automatizada do GR Corolla, pelo menos por enquanto.

A tração GR-Four é integral permanente (AWD), com diferenciais de deslizamento limitado e o mesmo sistema de distribuição do Yaris GR: 60:40 entre os eixos dianteiro e traseiro, 50:50 ou 30:70, privilegiando neste último modo a entrega para as rodas traseiras em uma dinâmica de condução mais esportiva.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Animado? Pois saiba que o esportivo estará em breve no Brasil, provavelmente entre o fim deste ano e o começo de 2023. Vem para mostrar ao VW Golf que ainda há espaço para hatches médios no país, e para o Chevrolet Cruze RS o que é ser um hot hatch de verdade. O problema é que ele dificilmente custará menos de R$ 200.000.

Leia também: Avaliação: Toyota Yaris Hatch 2023 segura a onda do Honda City Hatch?

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Criado para “trazer de volta o bom e velho Corolla que cativa os consumidores”, nas palavras do presidente global da marca, Akio Toyoda, o GR Corolla terá ainda modos de condução esportivos e voltados para track days

E se você errar o tempo na troca de marcha, a assistência rev match manterá as rotações no patamar ideal mesmo com o pé na embreagem, proporcionando uma espécie de punta taco automático. As rodas de liga leve aro 18 trazem pneus Michelin Pilot Sport 4S. Tudo isso credencia o GR Corolla como um esportivo genuíno.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

A Mobiauto já discorreu sobre como o modelo deve ser posicionado no mercado brasileiro neste vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista. Confira:

Leia também: Honda City Hatch tem muitas armas contra Onix, HB20, Polo e Yaris. Veja 

Como é o GR Corolla

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

GR, lembremos, é a sigla para Gazoo Racing, a divisão esportiva da marca. No Brasil, ela tem se feito cada vez mais presente através de modelos esportivados, como a linha GR-Sport, formada pelos irmãos Corolla sedan e Corolla Cross (SUV), e a GR-S, composta pela picape média Hilux e o SUV grande SW4.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

GR-Sport é uma sigla para veículos que recebem adereços apenas alegóricos, enquanto a GR-S indica aqueles que contam com algum tipo de modificação mecânica mais leve. Já o GR Corolla hatchback será um esportivo de verdade, por isso recebe uma nomenclatura diferente e que, inclusive, vem antes do próprio nome do carro.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Construído sobre a plataforma TNGA-C, o GR Corolla mantém a carroceria das versões civis do Corolla hatch e de 2,64 metros – que, por sinal, é o mesmo do Corolla Cross. Porém, possui bitolas maiores para comportar pneus mais largos, o que demandou a aplicação de para-lamas dianteiros exclusivos (com áreas de respiro) e traseiros com apliques alargadores.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

A grade frontal também é exclusiva, com entrada de ar central mais robusta para radiador e motor, e tomadas de ar laterais para refrigeração dos freios.

Leia também: Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Os dois para-choques também têm desenho inédito. O traseiro, mais robusto, integra difusores e nichos para três saídas de escape. Emblemas da divisão Gazoo Racing compõem a grade, os para-lamas dianteiros e a tampa do porta-malas.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

O GR Corolla será comercializado, inicialmente, em duas configurações. A convencional traz as pinturas branca, preta ou vermelha. A Circuit Edition será uma edição limitada disponível somente na linha 2023. Terá de maneira exclusiva a pintura Cinza Heavy Metal, teto em fibra de carbono para redução de peso, spoiler traseiro e elementos de acabamento exclusivos.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Os bancos dianteiros são esportivos, tipo semiconcha, com revestimento em couro microperfurado e suede. O desenho do painel é o mesmo dos demais membros da família Corolla, mas a central Audio Multimedia é nova. O quadro de instrumentos é 100% digital e traz elementos gráficos alusivos à Gazoo Racing.

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla: os principais problemas, segundo os donos

Toyota Corolla Cross híbrido visitará o posto mais do que você imagina 

O raro Toyota Corolla Cross azul que só quem paga R$ 180.000 pode levar 

Compass x Taos x Corolla Cross: compare preços, desempenho e dimensões


Comentários