VW Voyage de 1ª geração conquistou Gugu e teve versão argentina idolatrada

Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus
LA
Por
20.04.2023 às 00:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus

 O Voyage nasceu em 1981 como modelo 1982 com base no Gol, usando o motor longitudinal VW BR 1.5 de 78cv SAE (65cv ABNT) a 6.100rpm e 11,5kgfm de torque, câmbio de 4 marchas, encontrado nas versões a gasolina ou a etanol, nas versões de acabamento S, LS e GLS.

Não demorou e o sedan conquistou muitos fãs, especialmente por sua robustez e confiabilidade. Mas o Voyage ainda tinha muitos outros atributos, um projeto moderno, motor potente, posição de dirigir esportiva, câmbio com ótimo escalonamento e estabilidade acima da média se comparado à concorrência da época.

Em 1982, portanto, pouco após o lançamento, ele foi eleito o carro do ano pela revista Auto Esporte. O sucesso foi duradouro e a Volkswagen soube explorar o mercado criando versões icônicas, tanto com duas como com quatro portas. 

Você pode se interessar:

Em 1983, o Voyage passou a utilizar o motor MD 270 1.6 litro, identificados pelo emblema "1.6" na grade do radiador, sendo este o motor o mais potente (81 cv ABNT na versão a etanol e 73 cv ABNT na versão a gasolina) que a Volkswagen do Brasil produzia até então.

Em 1985, as versões recebiam o motor 1.6 AP-600, com 85cv ABNT na versão a etanol e 80cv ABNT na versão a gasolina.

Em 1986, o Voyage Super recebeu o motor 1.8 que também equipava Gol GT com 94 cv a 5000 rpm e 15,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, além de bancos Recaro. Arisco, chegava a 100 km/h em 11,1 segundos e sua velocidade final era de 178 km/h, um dos carros mais rápidos dos anos 80. 

Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus

Em 1987, o Voyage mudou externamente, e oferecia as versões: C, CL (ambos com AP 1.6), GL (também AP 1.6) e GLS (AP 1.8S).

Se o consumidor quisesse comprar um Voyage de luxo, a versão GLS trazia como itens de série: duas portas, motor 1.8 de 96 cv a 5.000 rpm com 15,6 kgfm de torque a 3.400 rpm, câmbio manual de 5 marchas, bancos Recaro com regulagem de altura para o motorista, retrovisores com regulagem interna (manuais), conta giros no painel, rodas de liga-leve de 13”, faróis de neblina, além de um sistema de rádio toca-fitas, 4 autofalantes e um acabamento exclusivo. Vidros elétricos e ar-condicionado eram opcionais, e bem caros.

Em 1991, o Voyage ganhou uma nova plástica, e uma nova versão especial, vinda da Argentina.

Com um nome geralmente associado a modelos básicos, o VW Voyage Special 1.8 surpreendeu em conteúdo e custo-benefício.

Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus

Anuncie seu carro na Mobiauto   

A versão especial argentina trazia o motor 1.8s do Gol GTS (com o famoso comando 49G) e 97cv a 5.600 rpm com 15,6 kgfm de torque a 2.600 rpm. Rápido para época, fazia de 0 a 100km/h em 11,77 s e chegava a 163,2km/h de velocidade máxima, número muito bom se considerada sua aerodinâmica similar à de uma caixa de Bis.

Econômico para os padrões da época e sua cilindrada, fazia 9,29 km/l de gasolina na cidade e 13,56 km/l na estrada. Não eram raros os relatos de médias acima de 15km/l no circuito rodoviário, dependendo da perícia do condutor, dentre outras variáveis.

Trazia de série ar-condicionado, vidros verdes, painel de instrumentos com relógio digital e conta-giros, trava elétrica, brake-light, console exclusivo, padronagem de tecidos única e quatro portas. 

Externamente trazia rodas que haviam sido utilizadas pelo VW Santana GLS de 1988 a 1991, parte de baixo do para-choques pintada da cor da carroceria, além do logotipo Special e o 1.8, ambos em vermelho. Apenas a cor era opcional, em 3 opções: preto onix, cinza platino e azul nassau.

Outros detalhes o tornavam único, como console e forros de porta, exclusivos nos modelos argentinos.

Com motor potente e acabamento acima da média, agradou ao público que via um carro 4 portas sem preconceito (coisas do Brasil dos anos 80 e 90), e queria um carro confortável e ao mesmo tempo compacto.

Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus

Leia também: Chevrolet Corsa: o carro símbolo da melhor fase da GM no Brasil

A partir de 1993 o Voyage podia vir com direção hidráulica, esta como opcional, e recebeu a versão Sport, ao qual falarei em outra oportunidade. Permaneceu sem grandes alterações até sair de linha pela primeira vez em 1995.

Sem novas gerações graças a estratégia da VW, que à época priorizou a comercialização do VW Polo Classic, o Voyage voltou a ser fabricado em sua terceira geração (mercadologicamente chamada de quinta) em 2008, como modelo 2009, e era oferecido em quatro versões de acabamento: 1.0, 1.6, 1.6 Trend e 1.6 Comfortline, agora sempre com quatro portas. Como já sabemos, o sedan saiu de linha definitivamente de novo no final do ano passado.

Sedan derivado do Gol se despediu no final de 2022 definitivamente e sem versão de adeus

Desde 2019, o Voyage básico, em sua versão 1.0 12v traz pelo menos: direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas nas 4 portas, banco do motorista com regulagem de altura, além dos obrigatórios freios ABS e "EBD", Air bag duplo, fora muita tecnologia embargada em sua construção, já antiquada se falando de sua plataforma PQ24, datada de 2002.

Com uma história tão rica, o modelo, que já foi o preferido de Antônio Augusto Moraes Liberato (sim, o Gugu teve um) e tem um espaço reservado na coleção do querido Boris Fieldman, se despedirá sem uma versão especial, mas ficará para sempre nos corações dos aficionados pelo sedan derivado do VW Gol.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…

Autos Originais nas redes sociais:
@autosoriginais - https://www.instagram.com/autosoriginais/
@autoeautos - https://www.instagram.com/autoeautos/
@carrosegaragem.com.br - https://www.instagram.com/carrosegaragem.com.br/

Comentários