10 Carros que foram pioneiros em tecnologia no Brasil
Se hoje podemos desfrutar de equipamentos de conforto e segurança em nossos carros, há algumas décadas a história era bem diferente.
Itens como ar-condicionado, airbags, freios ABS, direção hidráulica, entre outros, eram praticamente impensáveis num automóvel fabricado no Brasil. Felizmente, com o passar dos anos, esses recursos se popularizaram e atualmente estão presentes na maioria dos carros atuais.
Mas você tem ideia de quando essas tecnologias foram introduzidas nos automóveis “Made in Brazil”? Confira na lista abaixo quais foram os pioneiros da indústria automobilística brasileira.
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Willys Gordini - freios a disco (1967)
Projetado na França, o pequeno sedan foi bastante criticado pela mecânica frágil – tanto que era chamado de “Leite Glória, que se desmancha na água”.
Apesar da má fama, o Gordini foi o primeiro carro fabricado no Brasil com freios dianteiros a disco. O item era mais sofisticado e eficiente que o sistema a tambor, que equipava os demais modelos nacionais da década de 1960.
Willys Itamaraty - ar-condicionado (1967)
Presente na maioria dos carros modernos, o ar-condicionado foi, durante décadas, um item exclusivo de modelos mais caros.
O Willys Itamaraty (versão mais sofisticada do Aero Willys) introduziu o equipamento entre os automóveis nacionais. Porém, poucas unidades do sedan executivo receberam o ar-condicionado, na época ofertado como um opcional bastante caro.
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Ford Galaxie - direção hidráulica (1967) e câmbio automático (1969)
O luxuoso sedan da Ford foi o primeiro carro nacional a oferecer direção hidráulica e transmissão automática como opcionais. Inovador à época, o câmbio de apenas três marchas aumentava ainda mais o consumo de gasolina do sedento motor V8.
Fiat 147 – motor transversal (1976) e movido a etanol (1979)
O primeiro Fiat de fabricação nacional também foi o primeiro carro feito no Brasil a ter motor instalado em posição transversal (1976). Cinco anos mais tarde, em 1979, o Fiat 147 inovou com o primeiro motor movido a etanol do país, duas histórias que a Mobiauto já contou neste outro artigo.
Volkswagen Gol GTI - injeção eletrônica (1989)
Atualmente muito valorizado entre os colecionadores de carros antigos, o Volkswagen Gol GTI fez história no final da década de 1980 ao introduzir em nosso mercado a injeção eletrônica. O componente Bosch LE-Jetronic substituiu o arcaico carburador do motor AP 2.0 de 120 cv de potência.
Volkswagen Santana - freios ABS (1991)
O sistema ABS (antitravamento) dos freios se tornou obrigatório nos automóveis zero quilômetro vendidos no Brasil somente a partir de 2014. Antes disso, o recurso de segurança foi introduzido pela primeira vez em um carro nacional há 30 anos.
O Volkswagen Santana, que acabara de sofrer uma profunda reestilização, foi o primeiro modelo feito no Brasil a receber os freios ABS, presentes apenas nos carros recém-chegados do exterior após a reabertura das importações.
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Fiat Uno - 1º motor turbo de fábrica (1994)
Nos anos 1990, as montadoras ofereciam versões esportivas dos seus modelos mais vendidos. Em 1994, a Fiat seguiu a tendência e lançou o Uno Turbo. O compacto era equipado com um motor de 1.4 litro turbinado a gasolina de 118 cv de potência, que acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e atingia velocidade máxima próxima dos 200 km/h, entregando um desempenho surpreendente para a época.
Fiat Tipo e Chevrolet Vectra - airbags (1996)
Em meados da década de 1990, Fiat e General Motors disputaram para ver quem lançaria o primeiro carro feito no Brasil equipado com airbags. A marca italiana largou na frente ao anunciar a produção nacional do hatch médio Tipo, então importado da Itália.
Porém, o modelo oferecia apenas o airbag para o motorista como opcional. Já o Chevrolet Vectra de segunda geração foi apresentado dias depois, com as duas bolsas infláveis dianteiras, também disponíveis como opcionais.
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Volkswagen Gol - 1º carro flex (2003)
Há quase duas décadas, a Volkswagen apresentava o primeiro automóvel bicombustível do Brasil. O Gol Geração 3 (na verdade, um facelift da segunda geração) recebia a tecnologia Total Flex na motorização AP 1.6, que podia ser abastecida com etanol e/ou gasolina em qualquer proporção.
Seis anos mais tarde, em 2009, a marca inovou mais uma vez com o Polo E-Flex, que aposentou o tanquinho de gasolina para partida a frio do motor quando abastecido com o combustível derivado de cana-de-açúcar.
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Toyota Corolla - 1º híbrido flex (2019)
O mais recente dos carros precursores de tecnologias no Brasil, a nova geração do Toyota Corolla é o primeiro modelo híbrido produzido no país.
Além de estrear a produção nacional da tecnologia - que combina as propulsões a combustão e elétrica - o Corolla é o primeiro carro híbrido do mundo que pode ser abastecido com etanol e gasolina em qualquer proporção.
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