Partida a frio: o que é e quais as suas funções
Se você tem um carro à álcool ou um veículo flex (e só abastece com etanol), saiba que o sistema de partida a frio é muito importante. Isso porque a tecnologia auxilia no processo de ignição de um veículo em regiões com temperaturas mais baixas — e quando o motor está frio. E por que estamos falando especialmente do biocombustível?
Simples: características químicas. Em resumo, o etanol começa a liberar os primeiros vapores necessários para combustão em temperaturas mais altas do que a gasolina, por exemplo. Por isso, em locais gélidos ou com invernos rigorosos, fica difícil dar partida no motor de veículos abastecidos com este tipo de combustível devido à perda de suas propriedades.
Você também pode se interessar por:
- Hodômetro do carro: o que é? E para que serve?
- Quer trocar a cor do seu carro? Saiba quanto custa e o que fazer
- DPVAT: volta da cobrança é aprovada e não pagamento será infração grave
- Como declarar carro e moto do Imposto de Renda em 2024
Tanquinho
E como fazer um carro que só usa etanol ligar? Bom, até um passado não muito distante, carros bicombustíveis, por exemplo, saíam de fábrica com um reservatório à parte de partida frio. O famigerado “tanquinho” era acoplado ao motor e precisava estar exclusivamente abastecido com gasolina para ajudar a ignição do veículo em dias com temperaturas ali na casa dos 13°. Após a primeira partida, com a câmara de combustão já aquecida, é possível continuar a utilizar exclusivamente o álcool como combustível.
Quem rodava só na gasolina, não era preciso estar com este pequeno compartimento auxiliar cheio. Até porque o combustível derivado do petróleo tem um “prazo de validade” menor que o etanol, e pode gerar um problema mecânico, como danos em componentes ou entupimento dos bicos injetores, se estiver vencido.
Desde 2022, em veículos modernos, o tanquinho foi abolido e deu lugar a uma tecnologia que pré-aquece o etanol e, quando o combustível chega nos bicos injetores (e no motor) já está na temperatura ideal para expelir vapores, gerar a combustão e dar partida no motor sem grandes problemas.