4 Carros elétricos para comprar no Brasil em 2019

Brasil receberá até final de 2019, 4 carros elétricos. Os valores partem de R$139.990 e vão até R$178.400.
Camila Torres
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17.04.2019 às 21:57 • Atualizado em 29.05.2024
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Brasil receberá até final de 2019, 4 carros elétricos. Os valores partem de R$139.990 e vão até R$178.400.

Os carros elétricos demoraram para chegar em Terras Tupiniquins, até o ano passado as ofertas eram limitadas a pouquíssimos modelos, isso se incluirmos os híbridos. Apesar das tentativas do Brasil em se preparar para atender as demandas deste mercado automotivo, o processo está caminhando a passos lentos. Se avaliarmos os países em que o número de elétricos mais cresce, podemos notar que um ponto comum entre eles é o incentivo do governo. O alto custo cobrado por um carro elétrico em território nacional e o número baixo de pontos de recarga também foi um empecilho para que os veículos elétricos disponíveis atingissem uma porcentagem interessante de vendas.

Mas se seu sonho de consumo é um veículo que não faz uso de gasolina ou etanol, não desanime, o ano de 2019 promete mudanças para este nicho. A chegada de novos elétricos ao país provavelmente irá alavancar o número de vendas deste setor. Os valores ainda ultrapassam a casa dos R$100.000, há opções de R$139.990 a R$178.400. Novos pontos de recarga também devem ser instalados, o que facilitará a vida dos proprietários que não têm carregador em casa. Como as facilidades e vantagens para adquirir um modelo elétrico tendem a aumentar, vale a pena conhecer os carros elétricos que já são comercializados no país e os que estarão à venda até o final do ano. 

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Carros elétricos disponíveis em solo nacional

Nissan Leaf

As facilidades e vantagens para adquirir um modelo elétrico tendem a aumentar, vale a pena conhecer os carros elétricos que já são comercializados no Brasil e os que estarão à venda até o final do ano.

O Leaf é o elétrico mais vendido da Europa, segundo informações da Nissan. O modelo está em sua 2º geração e conta com 5 novas versões: Leaf Acenta, Leaf Connecta, Leaf Tekna, Leaf E + N Connecta e Leaf E + Tekna. Disponível para compra no Brasil, com previsão para o 1º semestre deste ano, o elétrico será ofertado pelo valor inicial de R$178.400.

Performance:

O elétrico Leaf Acenta é equipado com motor de 150 cavalos de potência e 32,6 kgf.m de torque. O carro da fabricante japonesa gasta 7,9 para levar o cronômetro de 0 a 100 km/h. O modelo apresenta ainda uma nova forma de conduzir através do sistema E-Pedal que permite ao condutor acelerar, reduzir e até parar completamente usando uma única pedaleira. 

Bateria: 

O Leaf tem bateria de Ion-Lítio 40 KWH que dá ao elétrico autonomia de 389 km no NEDC e 241 km no EPA. Para recarga total da bateria com tomada doméstica são necessárias até 21 horas, já com o carregador Wallbox de 7kW o tempo de recarga cai para 7 horas e 30 minutos, mas se o condutor estiver com pressa pode optar pela recarga rápida, levando a carga da bateria 20% até 80% em 1 hora. 

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Chevrolet Bolt EV

O Bolt EV é o mais novo elétrico da Chevrolet, além de ser o primeiro elétrico da fabricante norte-americana no Brasil. O modelo já está disponível para compra, sendo comercializado pelo valor de R$175.490. 

Ficha técnica Chevrolet Bolt aqui

Performance 

O elétrico da Chevrolet tem motor de 203 cavalos e 36,7 kgf.m de torque. O modelo precisa de 6,5 segundos para ir de 0 a 100 km e pode atingir a velocidade máxima de 146 km/h. O Bolt também conta com tecnologia One Pedal para facilitar o modo de condução. 

Bateria: 

O crossover faz uso de baterias de 60KWH, que dão ao Bolt a maior autonomia entre os elétricos, sendo 383 km no EPA e 520 km no NEDC, números superiores a outros carros da mesma categoria. O Bolt vem com carregador que permite ao usuário carregá-lo em casa mesmo através de uma tomada comum 220VAC/10A. 

Renault Zoe

Apesar do modelo estar no Brasil há 5 anos, sua venda só era permitida para empresas que apresentavam interesse em aderir a veículos de zero emissão. Neste ano a fabricante francesa resolveu liberar a aquisição do elétrico para qualquer pessoa. O Renault Zoe está sendo comercializado pelo valor de R$149.990, sendo um dos mais baratos dos elétricos mais baratos do mercado nacional. 

Performance 

O elétrico da Renault é equipado pelo motor R90 com potência de 92 cavalos e torque de 22 kgf.m. O modelo necessita de 13,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima alcançada pelo Zoe é de 135 km/h. 

Bateria 

O Zoe apresenta uma autonomia de 403 km, de acordo com a NEDC. Além de possuir baterias que não viciam, podem ser alimentadas de 3 formas: 22kW (3x32A) em 2h40 (opção mais rápida), 11kW (3x16A) em 4h30 ou 7,4kW (32A) 7h18. 

JAC iEV40

O JAC iEV40 ou iEV7S como é popularmente chamado na China é o 6º carro elétrico mais vendido do mundo. O modelo será comercializado no Brasil a partir de junho deste ano, sendo o primeiro elétrico da JAC Motors em território brasileiro. A fabricante chinesa promete se destacar nas vendas já que comercializará o modelo elétrico mais barato do mercado nacional. O valor inicial do modelo está na casa dos R$139.990, de acordo com informações da marca. 

Performance:

Este carro elétrico conta com motor de 140 cavalos e torque de 270,5 kgf.m, chegando até 102 km/h no modo normal e a 130 km/h no modo esporte. Quando se trata de aceleração, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O iEV40 ainda é equipado com sistemas eletrônicos de última geração, que segundo a JAC Motors são os mesmos usados pela indústria aeroespacial. 

Bateria:

O automóvel é munido por baterias Samsung de íons de lítio com 40 kWh de capacidade. O que permite que o modelo elétrico da JAC tenha uma autonomia de 300 km no modo normal, segundo a norma New European Driving Cycle (NEDC). É possível recarregar o iEV40 de 2 formas: através da carga lenta, que pode ser feita em casa utilizando uma tomada 220V (20 Amp), porém, nesta opção o usuário precisa dispor de um tempo maior, já que são necessárias 8 horas para o carregamento total das baterias. Outra alternativa é a carga rápida através de um ponto de recarga, uma hora e meia é o tempo suficiente para uma bateria 100% alimentada. 

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