A absurda Ford F-150 elétrica que gera energia residencial por até 3 dias
Visual interno pouco conservador, motor de Mustang, dimensões que agradam aos puristas e capacidades para ninguém colocar defeito. Foi assim que a Ford-150 chegou ao mercado brasileiro em 2023.
Mesmo já sendo comercializada em nosso mercado com motor V8 5.0 a gasolina de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, nas versões Lariat (R$ 480.000) e Platinum (R$ 520.000), a Ford F-150 ainda não tem uma gama tão completa quanto a que é oferecida nos EUA, seu país de origem. Por lá, ela é a família de veículos leves mais vendida já há muitos anos.
Você também pode se interessar por:
- Ford F-150 é a nova picape mais potente do Brasil. Veja versões, itens e fotos
- Nova Chevrolet Silverado: como eletrônica fará picape rodar como um Pulse
- As 10 picapes mais econômicas do Brasil em 2023
- Renault Niagara é sucessora da Oroch com porte de verdade para peitar a Toro
Picape com proporções de caminhão e trem de força de carro esportivo, a Ford F-150 traz, por exemplo, a curiosa configuração Lightning, elétrica, que roda nos Estados Unidos e ainda não está disponível no Brasil. Seria uma ótima opção contra a já confirmada Chevrolet Silverado EV, que chega ao nosso mercado em 2024.
Como é a Ford F-150 Lightning
Além da motorização elétrica em vez de uma a combustão, a Ford F-150 Lightning muda também o visual, muito por não precisar de tomadas de ar tão vastas na dianteira. Aqui, o motor Coyote V8 de 5 litros dá lugar a dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos, entregam 570 cv de potência combinada e absurdos 107, 1 kgfm de torque combinado.
Com esse conjunto motriz, a picape vai de 0 a 100 km/h em incríveis 5 segundos. A bateria é de íons de lítio com 98 kWh de capacidade, perfazendo uma autonomia de 384 km no exigente ciclo EPA. Há, ainda, uma versão chamada Lightning Flash, que obtém um alcance oficial de 515 km.
Bem verdade que a F-150 V8 a gasolina vendida no Brasil tem um tanque de 136 litros e um consumo, conforme análise do Inmetro, de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada. Com isso, a autonomia pode chegar a 1.169 km.
Obviamente, o custo de reabastecimento entre os propulsores elétrico e a combustão refletem no comparativo. Para completar o tanque de uma F-150, o brasileiro gasta tranquilamente mais da metade de um salário mínimo, a depender do preço do combustível na região do país.
Outros fatores presentes somente na versão elétrica são o sistema de suspensão independente, carroceria de alumínio e melhor rolagem do veículo pela redução da altura do centro de gravidade, provocado pelo peso das baterias posicionadas no assoalho do veículo.
F-150 como gerador de energia
A ideia de usar um gerador para alimentar uma casa com energia elétrica não é nova. Agora, ter a Ford-150 Lightning como fonte energética já é uma realidade antiga nos Estados Unidos. Batizado pela montadora norte-americana como Ford Intelligent Backup Power, o sistema permite a inversão do fluxo de corrente e, em vez de receber carga, a matriz elétrica da picape é quem abastece a residência.
Um exemplo não tão recente, em 2021, já colocou em teste o uso da tecnologia para fontes externas. Foi em um casamento no estado norte-americano de Michigan. A celebração noturna só ocorreu graças ao fornecimento de energia de uma F-150.
Para além do uso doméstico, o Ford Intelligent Backup Power também é compatível para o uso em outros veículos. O carro a receber a carga, no entanto, precisa ter um conector compatível.
Dessa forma, o cenário para o Brasil ainda permite o uso de outras matrizes energéticas. Ou seja, é possível alimentar a F-150 com a energia solar gerada com painéis residências e ainda fornecer a energia elétrica armazenada de forma externa da forma desejada.
O pacote Ford Intelligent Backup Power é uma parceria entre a Ford e a empresa solar norte-americana Sunrun. Apesar da comodidade, o dono ou dona de uma F-150 precisa instalar o Ford Charge Station Pro e o Home Integration System, o qual é vendido separadamente pela montadora a depender. O sistema é um item de série a depender da versão da picape.
Diferenças entre as versões da F-150 no Brasil
Como era esperado, o ganho do consumidor em optar pela versão Platinium está no visual estético e maior conforto, além do preço a partir R$ 479.990,00 para versão de entrada e R$ 519.990,00 para o modelo topo de linha.
Em relação aos itens de segurança, ambas as versões são equipadas com os mesmos componentes. Assim como nos itens essenciais que toda picape de grande porte exige.
F-150 Lariat:
- Ganchos de reboque dianteiro
- Abertura e fechamento elétrico da porta da caçamba
- Acesso ao veículo iluminado
- BoxLink™ com (4) travas na caçamba
- Escada de acesso à caçamba
- Engate para reboque com conector de 4 pinos
- Retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção
- Luz elevada de freio (Brake-light)
- Pontos e ganchos de fixação na caçamba
- Protetor de caçamba
- Rodas de liga leve de 20" Escurecidas
- Pneus 275/60 R20 AT2
- Estribos laterais fixos
- Faróis dianteiros em LED
- Faróis de neblina em LED
- Projetores LED dinâmicos
- Faróis traseiros em LED
- Iluminação externa 360°
- Iluminação na caçamba
- Para-choques na cor do veículo
- Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
- Ar-condicionado para a segunda fileira de bancos
- Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições
- Banco do passageiro com ajuste elétrico de 8 posições
- Bancos dianteiros aquecidos/ventilados
- Bancos traseiros aquecidos
- Ajuste elétrico de altura e profundidade do volante com memória
- Ajuste elétrico de pedais com memória
- Compartimento trancável sob o banco traseiro
- "Console central com porta-objetos e descansa braço
- integrado"
- Encosto de cabeça com ajuste
- Espelho retrovisor eletrocrômico
- Iluminação interna ambiente
- Luz de leitura
- Para-brisa Acústico
- Tapetes de borracha
- Teto solar panorâmico
- 8 Airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelhos)
- Acendimento automático dos faróis
- Farol alto automático
- Alarme perimétrico
- Alças de segurança dianteira/traseira
- Assistente de partida em rampas (HLA)
- "Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos"
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores
- Controle automático em descidas (HDC)
- Controle Eletrônico Anti-capotamento
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
- Alerta de colisão frontal
- Assistente Autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)
- "Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate"
- Sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS) cobertura de reboque
- Assistente de manobras evasivas
- Assistente em cruzamentos com sistema de Frenagem Autônoma
- Alerta de Permanência em Faixa
- Sistema de permanência em faixa
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sistema de Assistência de Frenagem (DBS)
- Sistema de Assistência em Curvas
- Freios a disco nas 4 rodas com ABS
- Freios ABS com EBD
- Controle de oscilação de reboque
- Sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Luzes de condução diurna (DTRL)
- ISOFIX - Ganchos de fixação de cadeiras de crianças
- Protetores inferiores off-road
- Travamento elétrico da caçamba
- Travamento elétrico das portas
- Abertura das portas por código sem chave (Keypad)
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Carregador de celular por indução
- Câmeras: frontal, traseira e engate
- Câmera 360°
- Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave (Ford Power)
- Freio de mão eletrônico
- Função Auto Hold
- Painel de Instrumentos digital de 12"
- Sensor de chuva
- Tomadas de 12V (1) frontal e (1) banco traseiros
- "Tomadas 110 V (1) frontal, (1) banco traseiro e (1) caçamba"
- Pro Trailer assistente de reboque
- Controle de freio para reboque
- Vidros elétricos frontal / traseiro
- Vidros elétricos dianteiros com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo
- Tela central multifuncional touch screen de 12"
- Conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fio
- "Sistema de som premium com 8 Alto-falantes feito por
- Bang & Olufsen HD Radio™"
- Comandos de áudio e voz no volante
- Bluetooth
- Entradas USB tipo A e tipo C
- Rádio AM/FM
- Alerta de acionamento do alarme no celular
- Alertas de funcionamento do veículo
- Partida remota agendada
- Partida remota com acionamento do ar-condicionado
- Sistema de localização do veículo no celular
- "Status remoto do veículo (nível do combustível hodômetro)"
Travamento e destravamento remoto do veículo
F-150 Platinium:
- Itens da versão anterior mais:
- Soleira exclusiva "Platinum"
- Estribos laterais com acionamento elétrico
- Aplique traseiro cromado com inscrição "Platinum"
- Maçanetas, retrovisores e ganhos dianteiros cromados
- Bancos com costuras e logo Platinum
- Volante com logo Ford cromado
- Console central com superfície de apoio
- Sistema de som premium com 18 Alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio™
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.