A incrível coleção de VW Gol e Saveiro preservados como 0 km
Esta coluna não se trata de futebol, tão menos falaremos do atacante Roberson do Juventude Esporte Clube, mas sim do Roberson Fernandes, colecionador da linha Volkswagen Gol de Ribeirão Preto (SP).
Sua paixão pelo modelo começou no início de sua carreira, há 20 anos, quando foi estagiário de uma concessionária Volkswagen da cidade. À ocasião, Roberson fazia a entrega técnica, ou seja, explicava as funções e recursos técnicos do veículo no ato da entrega ao proprietário.
Anos se passaram e após Roberson iniciar sua coleção, que já teve exemplares como uma GM D-20 1992/1993 com apenas 8 mil km, a paixão pelos carros da Volkswagen falou mais alto. A D-20 e outros modelos foram vendidos, assim cedendo espaço ao primeiro carro da coleção atual: uma VW Saveiro SuperSurf 2002/2003.
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Esta Saveiro é integrante da primeira safra, e tem suas particularidades como para-choques na cor cinza, grade cromada, retrovisores cromados, faróis de dupla-parábola com interior cromado, faróis de neblina, lanterna traseira de neblina, rodas aro 15 (lançadas originalmente no Gol GTi 16v 4 portas e Saveiro TSi, ainda em 1999), grafismo exclusivo em adesivo nas laterais e o nome da versão na traseira.
Além do motor de 1,6 litro, a direção hidráulica e os bancos especiais davam conforto ao condutor. Seu acabamento esmerado, capota marítima original e o mergulhador gravado no vigia lateral (não é adesivo, é gravado de fato) dão o charme à versão. Seus pneus são os 195/55 R15 Goodyear NCT-5 que vieram no carro.
Ostentando uma conservação digna de um carro 0km, o hodômetro da picape marca apenas 1.737 km e tudo nela é original, inclusive os pneus. Seu motor é o AP-1600 a gasolina com 92,5 cv a 5.500 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.000 rpm.
O segundo carro da coleção trouxe o terceiro em um pacote. Trata-se de um VW Gol City “G3” Preto Ninja 2004/2005 a gasolina com apenas 252,1 km rodados, ou seja, praticamente 0km. Este carro possui direção hidráulica, ar quente, vidros verdes, limpador e desembaçador traseiro, plásticos originais nos bancos e forte cheiro de carro novo. Seus pneus são os 175/70 R13 Firestone F-590 que vieram no carro.
Do mesmo proprietário veio o VW Gol City G3 vermelho 2003/2004 a gasolina, com atuais 8.713,4 km rodados. No mesmo estado de conservação do exemplar preto, este carro possui ar quente, vidros verdes, limpador e desembaçador traseiro. Os pneus também são originais: 175/70 R13 Firestone F-570.
A diferença entre os dois é o volante: no modelo preto é o mesmo usado em toda a linha G3, lançada em 1999. Este volante vinha nos veículos com direção hidráulica, enquanto o vermelho traz o mesmo volante do Gol bolinha, uma vez que o Gol City trazia o interior completo da “geração 2”.
O quarto modelo da coleção tem uma história bastante curiosa. O VW Gol City G3 cinza 2004/2004 a álcool, com atuais 4.499,4 km rodados. Possui o mesmo estado de conservação dos exemplares preto e vermelho, e além de trazer vidros verdes, limpador e desembaçador traseiro e um alarme Positron instalado na concessionária, ainda em 2004.
A questão aqui é que essa unidade traz no manual do proprietário as informações do primeiro dono com a letra do próprio Roberson. Sim caro leitor, quem fez a entrega técnica do carro na época coincidentemente foi Roberson que, olha só, o mundo conspirou a favor e hoje ele é o segundo proprietário. O hatch tem pneus são os 175/70R13 Firestone F-570, que também vieram no carro.
Falando do Gol City, os modelos a gasolina traziam motor EA-111 com 65 cv a 6.000 rpm e 9,1 kgfm de torque a 4.500 rpm, dotados de acelerador eletrônico, enquanto o modelo a álcool tinha a primeira geração do motor EA-111, intitulada à época AT-1000, com 61,2 cv a 5.000rpm e 9,7 kgfm de torque a 4.500 rpm, dotado de acelerador a cabo.
A partir da linha 2004, o Gol passou a ser oferecido também na versão Total-flex, até então opcional, com 68 cv (G)/71 cv (A) a 5.750rpm e 9,4 kgfm (G)/9,7 kgfm (A) de torque a 4.750 rpm. A partir de 2005, o motor bicombustível passou a ser a única opção a venda para a linha 1.0 G3 e posteriormente para a gama G4, lançada no mesmo ano como linha 2006.
Adquirido no final de 2020, chegou à coleção do Roberson o Gol Rallye G3,5 branco 2005/2005 total-flex, com 28.028 km registrados no hodômetro. O carro possui quase todos os opcionais disponíveis da época, com exceção do ar-condicionado. Ele ostenta ainda um som CD Pionner do mesmo ano, um charme à parte.
Com conservação digna de muito seminovo de um ano de uso, o Gol recebeu uma vasta revisão com troca de correias, velas, cabos, fluidos, além de amortecedores e pneus, onde os pneus 195/55 R15 Firestone Firehawk 700 deram lugar aos Dunlop Sport FM800, na mesma medida.
O motivo é que Roberson, vez ou outra, usa o modelo no seu dia a dia, diferentemente dos demais carros que só saem de plataforma a cada ano para troca de óleo na concessionária. O estepe do carro continua o mesmo 195/55 R15 Firestone Firehawk 700, que nunca foi ao chão.
O motor é o AP-1600 bicombustível que rende 97 cv (G)/99 cv (A) a 5.750 rpm e 14,1 kgfm (G)/14,4 (A) kgfm de torque a 3.000 rpm.
O último a integrar à coleção é o mais novo deles, em todos os sentidos. Adquirido em 2021, o Gol City G4 preto ninja 2012/2013 ostenta apenas 126 km rodados. Possui direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas nas 4 portas, vidros verdes, limpador e desembaçador traseiro. Seus pneus são os 175/70 R13 Goodyear GPS-3, também originais do hatch.
Seu interior conta ainda com todos os plásticos e o discreto adesivo que comemorava os 25 anos consecutivos de liderança do mercado naquele ano. O Gol seria líder mais 2 anos, inteirando 27 anos na liderança.
Seu motor é o EA-111 com 68 cv (G)/71 cv (A) a 5.750 rpm e 9,4 kgfm (G)/9,7 kgfm (A) de torque a 4.750 rpm. Diferentemente do G3, trazia câmbio com diferencial mais longo, capaz de fazer boas médias de consumo, tanto em cidade quando em estrada.
Você deve estar se perguntando: algum deles está à venda? Não, e por enquanto o objetivo do feliz proprietário é trazer mais alguns exemplares para esta curiosa coleção. Em breve vamos trazer aqui a parte dois dos novos modelos desta verdadeira goleada.
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…
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