Atualização do Google permitirá projetar mais celulares sem fio no carro

Sistema operacional Android 11 deverá ser o responsável pelo fim dos cabos na cabine dos veículos.
Renan Bandeira
Por
24.08.2020 às 19:50 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Sistema operacional Android 11 deverá ser o responsável pelo fim dos cabos na cabine dos veículos.

O Google pretende lançar uma atualização de seu sistema operacional, o Android, para aumentar o número de usuários com acesso à projeção sem fio dos smartphones nas centrais multimídias dos veículos.

Atualmente, apenas os celulares Pixel do Google e a família Galaxy da Samsung possuem esse tipo de tecnologia. No entanto, a empresa deu a entender em sua aba de respostas do Android Auto que a nova geração do sistema operacional deverá liberar essa vantagem aos usuários.

Ao que tudo indica, qualquer aparelho que tenha instalado o Android 11 conseguirá realizar o acesso sem fio à central de entretenimento, aumentando a lista de smartphones compatíveis.

A restrição estará relacionada à capacidade do celular de receber a atualização do software, à central dar o acesso ao espelhamento sem fio e à compatibilidade com redes Wi-Fi de 5 GHz.

No Brasil, a nova geração da Fiat Strada foi a primeira a disponibilizar a central multimídia que possibilita o espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabos, apenas utilizando a conexão bluetooth. A central estreou neste ano na picapinha e conta com tela de sete polegadas.

Já o recém lançado Ford Territory conta com a tecnologia apenas para usuários do sistema operacional iOS, disponíveis em celulares da marca norte-americana Apple.

Com a iniciativa da Google, agora resta às fabricantes de automóveis atualizarem suas tecnologias para que os fios sejam deixados de lado.

Comentários