Avaliação: Chevrolet Spin Premier 2025 é a melhor opção de 7 lugares?
A Chevrolet Spin 2025 foi lançada no primeiro semestre deste ano com uma boa repaginada visual, sendo na verdade a maior que a minivan recebeu desde que foi lançada no Brasil, há 12 anos. Já até a comparamos com o Citroën C3 Aircross para ver quem se dava melhor no embate, algo que você pode conferir neste link.
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Agora é a hora de avaliarmos a nova Chevrolet Spin Premier 2025 em detalhes para saber se ela é a melhor opção de carro de sete lugares no mercado atual, que cada vez mais ganha mais concorrentes. Não minivans em si, como a própria Spin, mas SUVs como o próprio Citroën C3 Aircross e outros modelos num segmento acima, como Caoa Chery Tiggo 8 Pro, por exemplo.
Confira agora mais detalhes da Spin Premier 2025, versão topo de linha da minivan, que passou por uma grande reestilização, além de ganhar mais equipamentos e melhorar seu acabamento. Ela apresenta muitos pontos positivos, mas também alguns em que podia melhorar. Veja adiante em nossa avaliação.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Pontos positivos
Suspensão
Com quase 100 anos de presença no mercado brasileiro (algo que será completado no ano que vem), a General Motors conta com uma das engenharias mais competentes do mercado quando o assunto é calibração de suspensão. Prova disso é que a Chevrolet Spin mantém essa qualidade e equilibra muito bem a receita de maciez e dirigibilidade.
Em buracos e valetas a minivan não transmite batidas secas e nem chacoalha acima do previsto, enquanto em velocidades mais altas no uso em rodovias ela transmite segurança e ainda contorna muito bem curvas para um veículo familiar, até mesmo aquelas mais fechadas. O aumento das bitolas e os novos amortecedores e molas certamente contribuíram também para uma evolução em dirigibilidade na minivan.
Painel digital
Uma das grandes adições para a nova Chevrolet Spin 2025 foi a chegada de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, fazendo da Spin o primeiro veículo da Chevrolet fabricado no Brasil a ter tal recurso – que chegou depois na S10 e no Trailblazer. É verdade que os gráficos não são lá muito inspirados, mas contam com diversos recursos e um bom índice de personalização de informações. É possível adicionar dados de consumo, trajeto, temperatura do líquido de arrefecimento e e até detalhes da tensão da bateria e vida útil do óleo.
Espaço interno
Sem dúvidas um dos principais pontos fortes da nova Spin 2025 continua sendo o espaço interno. Embora pudesse ser melhor se o painel não fosse tão proeminente, o espaço da cabine é destaque. Traz amplo espaço para as três fileiras de assentos, com destaque que a segunda fileira de bancos pode ser ajustada por meio de um trilho para poder ampliar a área para quem se senta nos últimos dois bancos. A largura também é convincente (que atinge diretamente o espaço para ombros), enquanto o túnel central não atrapalha muito o terceiro passageiro da segunda fileira. É uma bela receita de carro familiar, não à toa permanece entre nós há doze anos, sendo ainda a Spin a queridinha entre taxistas e motoristas de aplicativo.
Acabamento
Algo que evoluiu consideravelmente na nova Spin 2025, sobretudo na versão topo de linha Premier avaliada, foi o acabamento. A minivan continua a utilizar plástico em boa parte da cabine, mas agora seção central do painel traz acabamento em cinza brilhante e um novo nicho bem emborrachado à direita para colocar objetos, enquanto os painéis das portas ganharam também novos nichos e material suave ao toque. O volante vindo do Onix tem costuras em laranja e ajudou a melhorar a impressão visual acerca do interior da minivan, que soma ainda novos bancos com nova densidade de espuma e revestimento em couro azulado com acabamento perfurado na parte central.
Câmbio
É verdade que o motor 1.8 aspirado da GM, que tem raízes na famosa Família I, não é sinônimo de forte desempenho, embora cumpra até que razoavelmente seu papel. O destaque mesmo é o câmbio automático de seis marchas, que sem dúvidas faz uma parceria elogiável com o 1.8 SPE/4 ECO. As trocas dessa transmissão são muito suaves e aproveitam bem a força do propulsor aspirado de 111 cv, principalmente na rodagem na cidade. A figura muda quando se dirige na rodovia, cenário em que a minivan acaba penando mais, algo que vamos explicar mais adiante.
Consumo
Um dos pontos que mais se destacaram na Chevrolet Spin é o consumo, que certamente consegue alcançar as médias oficiais do Inmetro – e até mesmo superá-las. Nas médias do Inmetro a minivan faz 7,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, mas com gasolina esses números são obviamente melhores e compensam mais na hora de abastecer, já que sobem para 10,5 km/l e 13,4 km/l, respectivamente. No uso urbano, foi possível registrar média de 11,2 km/l com a Spin, logicamente sempre com aquele “pé leve” no pedal da direita.
Ela se saiu melhor até no comparativo com o C3 Aircross que publicamos em abril, provando ter a vantagem da capacidade volumétrica pelo motor 1.8 aspirado, que deixa o carro mais “elástico” para rodar na estrada, mesmo que tenha menos torque.
Confiabilidade
O motor 1.8 aspirado da Spin pode desagradar a turma de fãs de motores turbinados, mas ele traz uma vantagem inegável por estar tantos anos no mercado: confiabilidade. Não há defeitos crônicos nesta motorização, sem contar que sua simplicidade mecânica o faz dele como um verdadeiro “tanque de guerra”, sendo um dos motivos por ser a preferida nas praças Brasil afora. A conta na hora da manutenção e no gasto com óleo também favorece.
Chevrolet Spin Premier – Pontos negativos
Fôlego
Equipada com motor 1.8 aspirado flex de até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, a nova Spin está desde o início com o mesmo propulsor. É verdade que ele fica devendo em desempenho para os concorrentes com motor turbinado, como o C3 Aircross com seus 130 cv e 20,4 kgfm, mas a Chevrolet garante que o 1.8 foi mantido graças as clínicas feitas no desenvolvimento da atual Spin.
Isso posto, vale dizer que a falta de fôlego da Spin não é sentida com o carro vazio na cidade, onde ela tem até certa agilidade, mas sim no uso em rodovias. Com o carro carregado com sete pessoas, ela demora para fazer uma ultrapassagem, exigindo assim melhor análise dessas situações para fazê-la. Caso tenha que fazer a ultrapassagem, a redução no câmbio será feita e o motor 1.8 vai gritar alto e invadir a cabine, não tem jeito. O torque máximo vem em 2.600 rpm, uma faixa até boa para um carro aspirado, mas a Spin pesa 1.292 kg vazia em ordem de marcha e pode chegar a 1.805 kg com ela cheia até a carga útil máxima, que é de 515 kg.
Apoio de braço central
Apesar de ter sido uma boa ideia colocar um apoio de braço central na nova Spin 2025, recurso também que faz a função de porta-objetos, ele não parece ter sido muito bem encaixado por ali. Isso porque o descansa braço não é firme, já que fica meio que se movimentando quando você se apoia por ali. Ele fica encaixado entre os bancos dianteiros, sendo razoavelmente estreito e por isso mesmo não parece ter uma boa fixação. É um recurso bem útil e que dá mais conforto para o motorista em longas viagens, principalmente, mas que poderia ter sido melhor aproveitado.
Visual
A reestilização da Chevrolet Spin foi mais do que necessária e design é uma questão um tanto subjetiva para se avaliar. É verdade que a minivan deveria ser atualizada o quanto antes, pois fazia anos que ela não trazia novidades, mas a frente com faróis divididos à lá Montana não parece ter combinado com o restante da carroceria da minivan, sobretudo na região lateral, onde a minivan mantém sua herança com a década passada. Em suma, a atualização na traseira foi bem mais feliz que o restante.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.8, dianteiro, quatro cilindros em linha, 8V, flex, injeção elétrônica de combustível
Potência: 106/111 cv (G/E) a 2800 e 2600 rpm
Torque: 16,8 kgfm (gasolina); 17,7 kgfm (etanol)
Peso/potência: 11,27 kg/cv
Peso/torque: 70,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis velocidades
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 11 segundos (E) / 11,2 segundos (G)
Velocidade
máxima: 170 km/h
Consumo (Inmetro):
Urbano: 10,5 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)
Estrada:
13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Dimensões:
4.420 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos; 1.953 mm de largura; 1.678 mm
de altura; 553 litros de porta-malas com terceira fileira removida; 53 litros
de tanque de combustível; 1.292 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,8 m; coeficiente aerodinâmico, não informado; vão livre do solo, 170mm; ângulo de ataque, 16,6°; ângulo de saída, 24º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/60 R16.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Lista de equipamentos
- Faróis dianteiros em LEDs
- Lanterna em LEDs
- Controle eletrônico de estabilidade e de tração
- Maçanetas na cor do veículo
- Rodas de aço de 15 polegadas
- Ar-condicionado
- Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
- Câmera de ré
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Banco da segunda fileira bipartido e rebatível
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Central multimídia Mylink de 11 polegadas
- Câmbio automático de seis marchas
- Ar-condicionado na segunda fileira
- Piloto automático
- Transmissão automática de 6 velocidades.
- Todos os equipamentos da LT automática, mais:
- Sensor de chuva com ajuste automático
- Sensor de estacionamento traseiro
- Banco da terceira fileira rebatível
- Maçanetas internas cromadas
- Rodas de alumínio de 16”
- Volante com revestimento premium
- Ar-condicionado digital automático
- Acendimento automático dos faróis
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego
- Frenagem automática de emergência
- Indicador de distância do veículo a frente
- Grade com detalhes cromados, para-choques na cor do veículo
- Rodas de alumínio 16” com acabamento exclusivo em dois tons
- Carregador de celular por indução
Chevrolet Spin Premier 2025 – Vale a pena?
Com doze anos de mercado, a Chevrolet Spin é praticamente a única com proposta de minivan de custo mais acessível no Brasil, por mais que a sua própria fabricante tenha começado a chamá-la de “SUV” nesta atual fase – questão de marketing somente, sabemos, mas também para entrar na moda do segmento e ter ainda maior alcance.
Isso
mostra que a fabricante acertou a receita neste tempo todo e se aproveitou da
letargia das concorrentes que até pouco tempo atrás não tinham proposta
semelhante, a exceção da Citroën com o C3 Aircross, que vem crescendo
lentamente nas vendas. Mas a receita de uma marca tradicional com rede de alta
capilaridade, motor aspirado com confiabilidade e bom pacote de
equipamentos/segurança nessa última atualização fizeram bem à Chevrolet Spin
que, provavelmente, deverá seguir na sua trilha de sucesso por bons longos
anos.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.