Avião hipersônico insano promete ir do Brasil à China em só 4 horas
A Destinus, uma startup suíça, anunciou um projeto para revolucionar a indústria aeronáutica. A empresa promete um avião capaz de dar a volta ao mundo em apenas quatro horas. É mais rápido do que a viagem mais longa dentro do Brasil, onde um avião comercial leva 4h35 para ir de São Paulo (SP) a Boa Vista (RR).
O projeto ainda está na fase de desenvolvimento, e a ideia é que consiga fazer o trajeto Xangai - São Paulo em menos de quatro horas e meia, hoje, a depender do trajeto, leva cerca de 22 horas.
Você também pode se interessar por:
- 1º carro voador brasileiro será feito em Taubaté com dedo da Porsche
- Disco voador chinês impressiona em primeiro voo
- Gol e Azul prometem fazer carro voador virar realidade no Brasil já em 2025
- Ford Pinto voador: o carro-avião que inspirou o 007 e virou tragédia
O objetivo da empresa é que o avião consiga atingir a velocidade Mach 5, isso significa que o avião voará cinco vezes mais rápido que velocidade do som, ou seja,6.174 Km/h. Além disso, no lugar do querosene, o avião será movido a hidrogênio.
O design do avião, que segue o conceito Waverider, tem o objetivo de de melhorar a proporção supersônica de elevação/resistência, inclusive, o formato contribui para a redução do gasto de combustível.
Até o momento, dois testes com protótipos foram feitos com sucesso, ao menos de acordo// com a CNN. A expectativa é que o teste com o terceiro protótipo seja realizado até o final do ano. A startup espera começar a operar no fim de 2024.
Imagem: Divulgação/Destinus
Jornalista Automotivo