Bajaj lança primeira moto movida a gás natural

Batizada de Freedom, modelo promete autonomia de até 200 km com um cilindro
AD
Por
12.07.2024 às 10:48 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Batizada de Freedom, modelo promete autonomia de até 200 km com um cilindro

A Bajaj apresentou na Índia a primeira moto movida a gás natural do mundo, a Freedom. O modelo traz um motor de 125 cc e promete alcançar os 200 km de autonomia somente a gás ou até 330 km combinando o GNV com o tanque auxiliar de gasolina.

De acordo com a fabricante, o custo de manutenção da Freedom pode ser até 50% mais barato do que o comparado com modelos similares movidos a gasolina por conta da adoção do gás natural como combustível. Na Índia, a moto é focada no segmento de entrada, para ser o mais acessível possível, e será vendida por cerca de R$ 7 mil, em conversão livre.

Você também pode se interessar por:

O cilindro de GNV da Freedom tem capacidade de 12,5 cm³ (equivalente a dois quilos), porém, há um tanque adicional de dois litros de volume para gasolina que o proprietário pode utilizar (alternado o combustível a ser usado por um botão), caso haja algum problema na oferta de gás natural na região. A diferença é que quando rodando a gasolina, a autonomia se limita a menos de 130 km, mas a velocidade máxima sobe para 93 km/h (a gás, a velocidade máxima é de 90 km/h). Combinando os dois combustíveis, são cerca de 330 km de autonomia.

O motor da Freedom tem 125 cc, um cilindro, e gera 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 0,9 kgfm de torque. A moto ainda traz todas de 17’’ na frente e 16’’ atrás e traz opções de freios a tambor ou com um disco de 340 mm na frente, com recurso de frenagem combinada (CBS).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários