BMW lança câmbio automatizado de uma embreagem para motos
A BMW apresentou nesta sexta-feira (3) a sua nova tecnologia de câmbio para motos. Trata-se do Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) que, como o próprio nome diz, efetua as trocas sem a necessidade de acionar a embreagem.
O sistema conta com apenas uma embreagem e dois atuadores eletromecânicos que cumprem a função de acioná-la para as trocas. Com isso, as motos que serão equipadas com esta tecnologia não contarão com manete de embreagem, pois nenhuma ação do piloto será necessária para o seu funcionamento. O câmbio continuará contando com seis marchas, como é hoje em dia.
Você também pode se interessar por:
- Ameaça à Honda Pop? Shineray lança nova moto por menos de R$ 10 mil
- Honda CG 160 x Yamaha Fazer 150: Qual vale mais a pena por R$ 18 mil?
- Pacotão da Zontes: chinesa lança 7 modelos de 350 cc de uma vez
- Scooter Yamaha Fluo fica mais cara na linha 2025
A solução da BMW é um pouco diferente da encontrada pela Honda, que vende motos equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) no Brasil (como é o caso das NC 750X e X-ADV). Porém, assim como o câmbio DCT da Honda, o ASA da BMW oferecerá a opção de trocas sequenciais manuais para o piloto que quiser controlar o câmbio, só que no caso da marca alemã isso será feito por meio do pedal convencional de trocas, em vez de botões no guidão tal qual a Honda.
A alternativa de assumir o comando do câmbio será feita selecionando o modo “M” no botão dedicado a isso do lado esquerdo do guidão. Já no modo “D” as trocas voltam a ser automatizadas.
O comunicado oficial do lançamento do novo câmbio não cita quais modelos farão a estreia da tecnologia, nem a data prevista de lançamento. Porém, considerando que se trata de um avanço sobre o recurso de quickshifter da marca, devemos esperar que todos os modelos que já tenham essa comodidade receberão uma versão equipada com o câmbio automatizado, como é o caso da linha adventure da R 1300 GS, por exemplo.