BMW registra volante com manivelas para carros autônomos
A BMW tenta reinventar a roda ao patentear um volante com manivelas. A imagem pode até parecer um pouco futurista, mas a operação é um tanto quanto arcaica.
As fabricantes de automóveis parecem estar enfadadas do bom e velho volante. Por isso, vêm tentando inovar o equipamento. Porém, as últimas invenções pareceram mais estranhas do que funcionais para a maioria dos consumidores.
A Apple, por exemplo, está desenvolvendo um carro autônomo sem volantes ou pedais. parece inovador, mas a marca da maçã acabou sendo alvo de piadas. Nas redes sociais, alguns internautas questionaram: “Será que é para cobrar o volante e os pedais à parte, como está fazendo com os fones e carregadores do iPhone?”.
Já a Hyundai, tempos atrás, registrou um volante que incorpora um cluster digital ao centro do próprio volante, para que os consumidores não tenham o incômodo de ter informações do painel de instrumentos encobertas pelo aro do volante em alguma manobra.
No entanto, parece que os consumidores preferem soluções como o head-up display no para-brisa ou um cluster flutuante. Parece tão futurista quanto, só que mais prático. A Volkswagen já oferece os dois no seu SUV elétrico ID.4.
Já a BMW mostra interesse por soluções ainda mais exóticas. Nas imagens, é possível perceber a verdadeira engenhoca que é esse novo volante patenteado pela marca. O autor da descoberta é o site Carbuzz, que também informou que a patente foi registrada pelo grupo BMW dos EUA, Alemanha e China.
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O que não quer necessariamente dizer que a BMW de fato pretende comercializá-la. Frequentemente, fabricantes registram patentes que nunca chegam às mãos do consumidor.
Tudo indica que a ideia seja usar o volante com manivelas em veículos autônomos da marca, e que seria uma opção funcional para pessoas com algum tipo de deficiência física, embora existam sistemas muitos mais usuais para auxiliá-las.
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Na primeira imagem, parece que as alças se movem junto ao volante, como o volante de um Fórmula 1, que não possui um aro circular convencional, mas sim duas empunhaduras isoladas nas laterais para que o piloto tenha mais controle, evitando assim escapadas das mãos.
Já o sistema patenteado pela BMW tem um funcionamento um pouco diferente. As duas alças em formato de “L” invertido, que giram em torno do círculo. As imagens são melhores do que qualquer explicação.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.