BMW Verona: o Ford Verona ou VW Apollo da Souza Ramos que queria ser M3
No final dos anos 80, com as importações fechadas, ter um carro exclusivo era para poucos e não custava nada barato. Várias empresas criavam kits de personalização que, muitas vezes, transformavam os veículos-base por completo, fornecendo-lhes uma nova identidade.
Empresas como Brasinca, Dacon, Envemo, Engerauto, Sulam, entre tantas outras, ajudaram a aumentar a gama de opções de veículos de luxo aos brasileiros mais afortunados. A Sulam por exemplo, fazia conversíveis e criava versões de carros europeus famosos usando os modelos nacionais como base.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Assim, um Passat virava um Audi quattro Sulam, o Fiat Prêmio virava uma interessante versão Targa turbinada, sem falar em versões pitorescas baseadas em modelos como Escort, Fusca e Brasília. A empresa ainda fez versões conversíveis do Fiat Uno, Fusca, e até mesmo do Ford Ka (isso nos anos 2000) sob encomenda.
A Souza Ramos, grande rede de concessionários da Ford no Brasil, que operou de 1979 a 1996 com a SR veículos especiais, foi responsável por diversas criações únicas baseadas em veículos Ford. Foram muitas transformações icônicas, como picapes que ganhavam cabine dupla, tornavam-se SUVs ou até mesmo furgões. É o caso dos luxuosos SR Ibiza e Pampa SR.
Até mesmo o Ford Maverick foi transformado em uma estilosa perua quatro-portas com motor V8 302, tornando-se um dos mais belos carros de família de seu tempo. Nos anos 80, Ford Del Rey virava limusine e tinha até telefone a bordo, além de outros modelos que detalharei em outras colunas.
Leia também: O país que permite usar um lança-chamas para carbonizar ladrões de carro
Hoje vou falar de um carro do início dos anos 90 bastante raro, e talvez você ainda não o tenha visto pessoalmente. Baseado no Ford Verona ou no VW Apollo, irmão gêmeo do Ford pela Autolatina, a SR criou o BMW Verona. O modelo tinha a pretensão de se parecer com o BMW M3 em luxo, esportividade e estilo - sim, também achei forçado.
O kit básico trazia uma reformulação do design exterior usando muita fibra de vidro com novo capô, para-choque dianteiro com spoiler, nova grade, novos faróis, faróis de milha, spoilers laterais, novo para-choque traseiro e aerofólio com break-light integrado.
Como opcionais, trazia rodas de liga leve tipo BBS aro 14, pneus Firestone Firewalk 185/60, bancos e forros de porta revestidos em couro e a cereja do bolo: uma preparação no motor AP-800, intitulado AP-800 STA-1.
No motor, um novo comando de válvula, cabeçote, coletores e carburadores trabalhados resultaram em um aumento de potência de 15% se comparado ao motor original, fosse a etanol ou a gasolina.
Na versão a gasolina, o Ford Verona SR saltava de 92 cv para 105 cv a 6.0000 rpm, com 15,4 kgfm de torque a 3500 rpm, o que o levava de 0 a 100 km/h em 12,5 s e a uma velocidade máxima de 167 km/h.
Leia também: O dia em que Pelé jogou um amistoso contra operários da Volkswagen
Seu consumo era de 9,95 km/l na cidade e 15,07 km/l na estrada, números animadores dado o aumento de potência, já que pouco diferiam da versão original.
Os acessórios dependiam do modelo doador, mas quase sempre o pacote era formado por ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Afinal, era necessário honrar o luxo de um BMW M3, não é mesmo?
Custando em setembro de 1990 Cr$ 2.500.000,00, o preço era composto por Cr$ 1.600.000,00 do carro original, Cr$ 320.000,00 do kit básico e Cr$ 490.000,00 dos opcionais. O valor equivaleria hoje a quase R$ 300.000, sendo R$ 191.139,50 pelo carro, R$ 38.227,90 pelo kit básico e R$ 58.536,47 pelos opcionais.
Sei que hoje parece surreal, mas antes da abertura das importações, se você quisesse um carro exclusivo Brasil e tivesse muito dinheiro, era só assim que as coisas funcionavam…
Você pode se interessar por:
A impecável Ford F-1000 de Lima Duarte com 1 milhão de km rodados
Posso rodar com o carro mesmo com o IPVA atrasado?
Ford Pinto voador: o carro-avião que inspirou o 007 e virou tragédia
VW Fusca 1987: a história das raras cinco unidades que nunca foram vendidas