BYD bate recorde de vendas no mundo com mais de 4 milhões de carros

Gigante marca chinesa deve superar uma montadora norte-americana e outra japonesa
Diego Dias
Por
04.01.2025 às 15:57
Compartilhe:
Gigante marca chinesa deve superar uma montadora norte-americana e outra japonesa

Mais um ano se encerrou e as notícias do mercado de vendas de veículos começam a aparecer com grandes recordes. Bom exemplo dessa vez é a gigante chinesa BYD, que bateu seu recorde de vendas no mundo ao emplacar mais de 4 milhões de veículos em 2024, o que representa um generoso aumento em relação ao ano anterior.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na MobiautoReceba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Segundo informações do site CarNewsChina, a BYD vendeu nada menos do que 4,27 milhões de veículos em 2024, o que na prática representa um aumento colossal de 41,3% perante o montante comercializado em 2023 – quando a empresa chinesa teve vendas na casa dos 3 milhões. Com isso, é a primeira vez que a BYD ultrapassa a marca dos 4 milhões de carros vendidos em sua história.

Você também pode se interessar por:

Desse montante de 4,27 milhões de veículos vendidos pela BYD em todo o mundo, número que aliás inclui carros de passeio e veículos comerciais, nada menos do que 2.485.378 veículos são híbridos plug-in (PHEV). Na prática, os modelos híbridos recarregáveis na tomada representaram 58,5 % das vendas da empresa, porém, o aumento de 2024 em relação a 2023 foi de exponenciais 72,8% (2,4 milhões de veículos contra 1,4 milhão).

Já os veículos elétricos (BEVs) foram responsáveis por 41,5% das vendas totais da BYD, com o volume total de 1.764.992 carros movidos a bateria emplacados. O crescimento de 2024 para 2023 foi razoável, com 12% de aumento. Em 2023 a fabricante vendeu 1,6 milhão de veículos elétricos.

Vale lembrar que o maior volume de vendas da BYD é para o próprio mercado chinês, tanto que as exportações para outros países correspondem a 417.204 veículos em todo o ano de 2024. O Brasil é um desses destinos, onde até o acumulado de vendas de janeiro a novembro de 2024 teve 66.734 veículos comercializados no mercado nacional.

Atualmente, a gama de veículos de passeio da BYD é representada pelos híbridos plug-in King, Song Pro, Song Plus, Song Plus Premium e a picape Shark, além dos elétricos Dolphin Mini, Dolphin, Yuan Pro, Yuan Plus, Seal, Tan e Han.

Por fim, é importante ressaltar também que a BYD á segunda maior fornecedora de baterias da China. Enquanto concorre diretamente com a Tesla no mercado de carros elétricos (a Tesla ainda não revelou seus números de vendas de 2024), a BYD ainda vende baterias para a marca norte-americana, bem como a Toyota e a Nio. Esse mercado de fornecimento de baterias inclui baterias instaladas em carros elétricos e também de armazenamento de energia estacionário.

Com 4,27 milhões de veículos vendidos em todo o mundo em 2024, espera-se que a BYD supere o número de vendas da Ford e Honda. Caso isso se concretize, a gigante chinesa já se firma como uma das maiores montadoras do mundo.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários