BYD pode lançar scooter elétrica ainda este ano
A BYD está cada vez mais próxima de entrar no mundo das duas rodas de vez. Meses atrás você viu aqui na Mobiauto que a gigante chinesa está focada em produzir baterias elétricas para scooters. Porém, agora, ao que tudo indica, em vez de se contentar apenas como uma fornecedora, a marca quer produzir seus próprios modelos.
De acordo com matéria publicada no site Moto.com.br, foram vazados pela imprensa chinesa alguns desenhos industriais patenteados da BYD de uma scooter elétrica. O modelo, inclusive, aparenta ser de uma categoria de média cilindrada, acima de 250 cc, levando em conta o porte aparente da scooter pelos desenhos.
Você também pode se interesar por:
- Problema no Canal do Panamá faz Kawasaki paralisar produção em Manaus
- Honda de 125 cc que faz mais de 60 km/l é registrada no Brasil
- Bajaj chega às 10 mil motos vendidas no Brasil
- Honda atualiza XRE com nova suspensão para a linha 2025
A possível scooter da BYD contaria com banco bipartido, ao estilo Dafra Citycom 300i, porém com uma bolha menor e um formato de farois mais afilados. Contudo, talvez a característica que mais salte aos olhos nestes desenhos é o fato do conjunto de motor elétrico e bateria estar concentrado no centro do chassi, com a bateria disposta na parte de baixo, a fim de melhorar a distribuição de peso e o centro de gravidade.
Essa suposição é suportada pelo fato da roda traseira possuir uma transmissão via corrente ou correia e um sistema de amortecimento duplo independente, ou seja, o motor não faz parte da suspensão traseira, como acontece na maioria das scooters menores.
Outras características interessantes que podemos especular pelos desenhos são a suspensão dianteira invertida e as rodas que parecem ser de 14 polegadas, de liga leve. Além disso, ela deve contar com protetor de manoplas.
Com este vazamento, agora se especula que a BYD pode apresentar a inédita scooter durante o Eicma 2024 (o Salão de Milão de motos) em novembro.