BYD Shark tenta imitar estratégia da Toro, mas missão é mais difícil
A BYD Shark está em vias de ser oficialmente lançada, tanto que já teve sua pré-venda oficializada pela BYD nesta quinta-feira (3). O plano da picape híbrida plug-in é seguir a mesma estratégia que a Fiat Toro aplicou com sucesso no Brasil, porém isto não deverá ser nada fácil.
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Além do anúncio da pré-venda com condições especiais, a BYD deu algumas confirmações acerca da BYD Shark. Agora, especificações motoras e de carga estão confirmadas, apesar destas não serem nada distantes do que fora antes projetado. Mas afinal, qual é essa receita da Toro?
Aos que não lembram, a Fiat Toro chegou aos mercados em 2016 e não foi apenas mais um lançamento da marca italiana. Isso porque o modelo popularizou um segmento que ainda era bem novo, o das picapes intermediárias.
A primeira picape intermediária de nosso mercado foi a Renault Oroch, lançada em 2015. Porém, quem de fato deu expressão ao segmento foi a picape da Fiat. Tanto que a Oroch está em vias de ser descontinuada para dar lugar a outra caminhonete intermediária da Renault, que será fabricada com base no conceito Niágara.
Desde então, novos modelos expandiram o segmento, como Chevrolet Montana e Ram Rampage, e alguns outros já se preparam para lançar, como a VW Tarok e a própria Niágara. Enquanto isso a Toro segue líder e viva, e é isso que a Shark quer fazer por aqui.
A BYD Shark quer popularizar o segmento de picapes híbridas no Brasil, tal como a Fiat Toro fez com as intermediárias. Ela não será a primeira, pois a Ford Maverick híbrida já estreou esse segmento, ainda fraco, por aqui, tal qual a Renault Oroch.
A missão da chinesa no Brasil, porém, deve ser mais difícil que a da Toro. Isso porque a Shark irá competir com as picapes médias, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, às quais historicamente detém um público consumidor mais fiel e conservador.
Ainda mais pelo fato de se tratar de uma híbrida plug-in, não será fácil para a Shark “converter” para si esses consumidores de picapes médias. Resta esperar para ver se ela tem o necessário.
Como é a BYD Shark?
Justamente por seu público consumidor, a Shark aposta em um visual que remete bastante ao tradicional Ford F-150. Suas linhas são bem quadradas e seus faróis dianteiros de LED são colocados de forma “empilhada”, o que lembra bastante a picape norte-americana. A inscrição “BYD” em sua traseira também remete a F-150.
Dentre suas especificações, a montadora divulgou que o trem de força híbrido plug-in do modelo é composto por um motor 1.5 turbo a combustão associado a dois propulsores elétricos. O rendimento é de 430 cavalos de potência e a velocidade para chegar de 0 a 100 km/h é de 5,7 segundos, o que a faz a picape mais rápida do Brasil, a frente da Ford Ranger Raptor.
O conjunto elétrico é alimentado por bateria blade de 29.6 kWh, o que permite uma autonomia puramente elétrica de 100 km a picape. Além disso, a BYD Shark conta com uma capacidade de carga de 835kg e uma capacidade de reboque que chega a 2.500kg.
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