Flagra: Novo Fiat Doblò roda no Brasil em testes
Na semana passada, o Fiat Doblò, Citroën Berlingo e Peugeot Rifter (antigo Partner) tiveram seus desenhos de patente registrados no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso pode indicar que a Stellantis planeja comercializar no país o trio de furgões - ou ao menos parte deles – uma vez que todos foram registrados em versões de passageiro e de carga. No entanto, um deles resolveu dar as caras no país.
O flagra que você confere aqui foi publicado pelos colegas do perfil no Instagram @placaverde, cujas fotos foram registradas pelo seguidor Fabiano Andre. Como explicamos na matéria anterior, os modelos Fiat Doblò, Peugeot Rifter e Citroën Berlingo são praticamente os mesmos carros, e se diferenciam basicamente pela dianteira, lanternas e alguns detalhes da cabine.
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Vale lembrar que, dos três veículos, o modelo que serviu de base é o Citroën Berlingo, no qual sua terceira geração estreou em 2018, assim dando origem as multivans/furgões da Peugeot e Fiat. Fica difícil cravar qual é o modelo exatamente que foi flagrado rodando em testes nas ruas brasileiras, mas podemos dizer que serão um dos três (Fiat Doblò, Peugeot Partner ou Citroën Berlingo), ou ao menos um deles.
Pelo fato de o flagra mostrar somente a traseira, podemos apostar que podemos estar diante do furgão da Fiat, Citroën ou Peugeot. Isso porque os modelos compartilham a mesma lanterna em suas versões destinadas para o trabalho, ou seja, estamos falando de Fiat Doblò Van L (ou Crew Cab), Citroën Berlingo Van XL e Peugeot Partner LWB, que são os nomes das configurações com carroceria de furgão e entre-eixos alongado. Em suas versões comerciais, eles dividem as mesmas lanternas, enquanto suas versões de passeio trazem um pouco do DNA de cada marca.
Embora o registro do INPI tenha revelado as novas gerações das multivans e furgões, os modelos apareceram inicialmente apenas com entre-eixos curto. Já o modelo flagrado traz entre-eixos longo, sendo conhecido exatamente pela sigla LWB na Austrália (long wheel base; ou versão de entre-eixos longo, em tradução livre do inglês), por exemplo. É um veículo que pode fazer sentido para quem acha o Fiat Fiorino ou sua versão Peugeot Partner Rapid tem pouca capacidade volumétrica de carga.
Para efeito de comparação, o Fiat Doblò furgão convencional tem 4,40 metros de comprimento, enquanto o modelo de entre-eixos esticado chega aos 4,70 metros. Quando o assunto é a área destinada para carga, o menor tem de 3,3 m3 a 3,8 m3 de área e o maior de 3,6 m3 a 4,4 m3. Já a capacidade de carga fica em 650 kg ou 900 kg.
Por exatamente contar com três variações de marcas (Fiat, Citroën e Peugeot), podemos apostar que a Stellantis inicie as vendas dos furgões com o Doblò no Brasil. Num passado recente, o modelo teve um bom sucesso comercial no mercado, assim se situaria acima do Fiorino e abaixo do Scudo no catálogo de modelos comerciais da marca, sem contar que marcaria o retorno de um nome importante para a Fiat no país.
Resta saber qual seria a motorização. Na Europa, a Fiat comercializa o Doblò com motores 1.2 Puretech a gasolina de até 110 cv de potência, além do 1.5 BlueHDI a diesel, cuja potência pode variar entre 110 cv e 150 cv. As versões elétricas trazem o famoso propulsor de 136 cv, que deriva do Peugeot 2008. Para o Brasil ainda não há nada confirmado, mas não seria má ideia a Stellantis colocar o motor 1.0 turbo T200 de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque no novo Doblò, no entanto, o único empecilho é que este propulsor atualmente é combinado apenas ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Será que vem aí um inédito câmbio manual?
A única questão é que o caminho mais natural seria a produção do novo modelo no Uruguai, na fábrica da Nordex, onde atualmente são produzidos os furgões e vans da Stellantis, leia-se Fiat Scudo, Citroën Jumper e Peugeot Expert. Num primeiro momento a produção pode ser pelo método CKD, mas nada impede que a Stellantis instale a nova linha do furgão compacto para alguma outra fábrica do grupo se houver demanda. A expectativa é que o novo Doblò, assim como os modelos da Citroën e Peugeot sejam lançados em 2025.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.