BYD Song Pro híbrido flex: como será o terror do Corolla Cross feito no Brasil
O BYD Song Pro chegou neste ano e ajudou a marca chinesa a ganhar mais espaço em nosso mercado. Com duas versões e preços que vão de R$ 189.800 até R$ 199.800 e a expectativa de ser o primeiro produto fabricado pela fabricante no Brasil, na planta de Camaçari (BA).
O SUV intermediário é rival de Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos por aqui. O BYD Song Pro já foi confirmado como o primeiro produto híbrido flex da marca, e está no pacote dos primeiros veículos que serão montados aqui em formato SKD (blocos de peças previamente montados que serão unidos na Bahia).
Você também pode se interessar por:
- Novo BYD Song Pro: motivos para comprar e para não comprar o SUV
- BYD Song Pro tem preço competitivo e será o 1º modelo nacional da marca
- BYD Song Pro vai ser o primeiro carro da marca fabricado no Brasil
- BYD Song Pro mal chegou e já mudará na China
Junto do Song Pro, será montado, em um primeiro momento também, o Dolphin Mini, que hoje é o carro elétrico mais vendido do Brasil. Para se ter uma ideia, o BYD Song Pro emplacou 5.588 unidades durante este ano, mesmo sendo lançado em julho. O Corolla Cross garantiu 12.560 emplacamentos durante o ano todo.
O BYD Song Pro nacional não será muito diferente do que vemos atualmente rodando pelo Brasil. O modelo produzido aqui terá o mesmo visual que temos no importado da China, assim como o interior. Afinal, as peças virão prontas de lá apenas para montagem aqui.
A grande novidade, no caso, estará no cofre do motor, onde o SUV intermediário receberá como principal novidade o sistema flex para o motor 1.5 DM-i. Com isso, é provável que o Song Pro vá um pouco além dos 223 cv e 40,3 kgfm de torque na versão de entrada ou 235 cv e 43 kgfm de torque da configuração mais cara.
A previsão é que o SUV com tecnologia flex chegue ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem, uma vez que a BYD promete o início da fabricação para o começo de 2025 ainda em regime SKD, que opera com partes maiores do veículo importadas montadas.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.