BYD Song Pro será o primeiro híbrido flex da marca feito no Brasil
O BYD Song Pro será o primeiro híbrido plug-in flex da marca feito no Brasil. A revelação foi feita para jornalistas que estão na China para celebrar o 30° aniversário da marca, além do número de 10 milhões de carros produzidos ao longo dos últimos 16 anos, que foi quando a empresa de tecnologia iniciou sua trajetória na indústria automotiva.
Diferente do que muitos apontavam, o BYD Song Plus não será o escolhido da marca para estrear a tecnologia híbrida flex, mesmo com maior volume de vendas.
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Vale lembrar que a BYD adquiriu uma fábrica em Camaçari (BA), que pertencia a Ford, e será nela que o Song Pro híbrido flex será produzido. Além deles, BYD Dolphin, Dolphin Mini, Yaun Plus e Song Plus também estão cogitados.
A previsão é de que a produção inicie no primeiro semestre de 2025. No entanto, a fábrica de Camaçari poderá não estar ainda totalmente equipada para montagem do SUV. Nesse caso, a BYD deve adotar o sistema SKD, no qual a peças já vem pré-montadas da China e já encaixadas no país de destino.
Atualmente, o Song Pro é equipado, em ambas as versões GL e GS, com motor a combustão 1.5 DM-i aspirado a gasolina de 98 cavalos de potência e 12,4 kgfm de torque, combinado com motor elétrico de 197 cv e 30,5 kgfm de torque, o qual é abastecido por uma bateria de 12,9 KWh. Juntos, eles rendem 225 cv.
No modo elétrico, o Song Pro rende até 49 km de autonomia segundo ciclo do Inmetro, que é mais rigoroso.
Com a chegada do Song Pro híbrido flex, a BYD terá feito alterações no 1.5 DM-i para receber também o etanol. Com isso, o SUV deve ganhar alguns números e ficar mais potente com o combustível de origem da cana de açúcar.
Vale lembrar também que o 1.5 DM-i equipa outros modelos da marca vendidos por aqui: Song Plus e King. Assim, a tecnologia híbrida flex poderá ser expandida para esses outros dois modelos da marca.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.