Caoa Chery Tiggo 8: falhas no ar-condicionado são os novos pesadelos dos donos
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro recebeu uma atualização recentemente no visual e na sua motorização. Agora, o SUV de sete lugares é oferecido nas versões Max Drive e Pro, ambas a combustão, e na Pro Plug-in Hybrid, com sistema híbrido. Mas um problema em comum entre elas está complicando a vida não só de modelos novos, como de unidades mais rodadas.
Em ao menos dois grupos de proprietários e no Reclame Aqui reclamações de donos têm sido frequentes. O motivo? O ar-condicionado do Tiggo 8, que vai desde modelos mais antigos até unidades com pouca quilometragem, incluindo as versões a combustão e híbrida.
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Proprietário de um Tiggo 8 2021/2022, Wellington Boaventura disse que de uma hora para outra o ar-condicionado do SUV parou de gelar. O dono entrou em contato com a concessionária onde faz a revisão do SUV e lhe foi informado que a garantia para esse tipo de problema era de três e já estava vencida desde fevereiro deste ano.
“Levei em um especialista, no qual foi diagnosticado que a bobina que faz o acionamento do compressor do ar-condicionado tinha queimado. Eu consegui fazer um recondicionamento da peça e voltou [ar-condicionado] a funcionar normalmente”, relatou o morador de São José dos Campos.
O custo do reparo foi de R$ 700, sendo R$ 450 pela mão de obra e R$ 250 pelo recondicionamento da peça.
Nos comentários de publicações sobre as falhas ou parada no funcionamento do ar-condicionado, alguns relataram que o problema está justamente na bobina ou embreagem do compressor. Mas claro que, antes de qualquer veredito, é necessário que o problema seja atestado por algum especialista.
Vale ressaltar que a Caoa Chery oferece garantia para o Tiggo 8, mas, além de seguir as orientações do manual de garantia e revisões, é preciso chegar se itens como a peça citada acima são cobertos.
Em contato com algumas redes de concessionária em São Paulo, o custo da peça variou, mas os preços mais encontrados foram entre R$ 2.540 e R$ 2.839,21, sendo o custo da mão de obra entre R$ 550 e R$ 765.
Abaixo, outros relatos do mesmo problema registrados no Reclame Aqui:
Caso1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6, caso 7, caso 8, caso 9, caso 10
O que diz a Caoa Chery?
A Mobiauto entrou em contato com a montadora sobre a recorrência do problema e questionando sobre a possibilidade de o defeito ser crônico. Até a publicação dessa matéria não obtivemos o posicionamento da Caoa Chery. Assim que recebermos uma posição oficial da marca, essa matéria será atualizada.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.