Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo
A Câmara Municipal aprovou nesta semana uma emenda para descontar até R$ 2.996,27 do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de todos os veículos que tenham algum tipo de eletrificação e estão emplacados no município.
A proposta foi apresentada pelos vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Antonio Donato (PT), votada na última sexta-feira (26) e deve ser sancionada no início de dezembro, sendo válida até 31 de dezembro de 2024.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
A medida deve beneficiar proporcionalmente os modelos, mas não foi divulgado como será calculado o desconto. A Mobiauto procurou a Prefeitura para compreender como funcionará o esquema, mas não foi respondida até a publicação deste texto. (Volte para mais informações).
Com isso, a capital paulista terá, finalmente, uma medida para incentivar a compra desses tipos de veículos. A proposta foi colocada como uma emenda ao Projeto de lei 685/2021, que regulamentou um artigo da Lei Municipal 15.997/2014 que isenta veículos eletrificados do pagamento do IPVA.
Vale lembrar que essa lei de 2014 limitava o desconto para veículos que custassem até R$ 150 mil, não beneficiando veículos zero-km com essa tecnologia no Brasil e se tornando interessante apenas na negociação de seminovos e usados.
Leia também: Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele
No entanto, o texto aprovado agora atualiza as condições do incentivo estabelecendo um teto máximo de isenção e com descontos proporcionais aos valores dos veículos, que ajudará todos os proprietários.
Esse limite deve ser reajustado já em 2022, o que é uma notícia boa, já que os veículos estão com preços reajustados mês a mês. A decisão beneficiará tanto os elétricos, quanto os híbridos convencionais e híbridos do tipo plug-in.
Leia também: Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? Este estudo responde
Incentivo no IPVA e IPTU
Neste ano, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, aprovou também uma medida de autoria dos mesmos vereadores para que os compradores de veículos elétricos e híbridos usem créditos de IPVA para abater na taxa do IPTU, que é o imposto sobre imóveis.
Você também pode se interessar por:
É verdade que um carro elétrico não pode ser rebocado?
Possível 1º carro elétrico nacional mescla Tesla com Gurgel e Romi-Isetta
Por que a China ditará rumos do carro elétrico e não os EUA ou a Europa
Frontier do futuro? Picape elétrica da Nissan confunde cabine com caçamba
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.