Carros europeus terão sistema que te impedem de exceder limite de velocidade
Com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito, a União Europeia tornou obrigatório o sistema ISA - Intelligent Speed Assistência (Assistente Inteligente de Velocidade), para carros completamente novos lançados a partir deste mês. Veículos que já estão no mercado têm até 2024 para oferecer o assistente como item de série.
Segundo Aled Willians, gerente do programa de segurança automotiva EuroNCAP, 90% dos acidentes são causados por falha humana e 90% deles por excesso de velocidade: “Se pudermos ajudar o condutor a não exceder a velocidade permitida, poderemos ver um efeito na redução de acidentes na estrada”, afirma o executivo.
O ISA impede que o automóvel ultrapasse a velocidade da via, mesmo que o motorista esteja pressionando o pedal do acelerador. Mas pode ser desativado a qualquer momento pelo condutor. O sistema se alimenta de informações de navegação e leitura de placas de trânsito para definir o limite de velocidade.
Ao detectar que o motorista está acelerando mais do que o permitido, o sistema pode alertar até como corrigir a velocidade. São quatro formas de intervenção: alerta sonoro ou/e visual, emissão de vibrações no volante, alteração da sensibilidade do acelerador ou até mesmo redução autônoma da velocidade do veículo.
“Se a velocidade fosse reduzida em 1%, seria possível diminuir 4% das mortes na estrada em toda União Europeia”, explica Ellen Townsend, diretora policial do Conselho Europeu de Segurança dos Transportes.
Leia também: 7 tecnologias de carros novos que são mais velhas do que se imagina
Atualmente, no Brasil, não temos nenhum sistema que impeça que o motorista ultrapasse o limite de velocidade ao pisar no acelerador. Nem mesmo o ACC (Assistente de Controle Adaptativo), pois este é desativado com um toque no freio ou acelerador.
Na Europa, o Ford S-Max é um dos primeiros veículos a serem equipados com a versão final do sistema. No vídeo abaixo, é possível ver como o assistente funciona na prática e como desativá-lo.
Leia também: 5 fatos que mostram que o carro não vai acabar no Brasil
Caixa preta também será obrigatória
Você deve estar se perguntando se o Assistente Inteligente de Velocidade irá contribuir mesmo de uma forma efetiva para conscientização no trânsito. Por isso ele não será o único item obrigatório a partir de agora. A União Europeia definiu que os carros por lá vendidos também terão de conter uma caixa preta.
Assim como em aviões, a caixa preta é responsável por salvar dados como a velocidade do veículo, acionamento dos pedais e outras informações. O registro feito é de 30 segundos antes de uma colisão e 10 segundos depois.
Sendo assim, será possível saber com maior precisão a velocidade que o carro estava no momento de um acidente, e qual foi a reação do motorista. As informações serão disponibilizadas para órgãos de trânsito e governamentais.
Leia também: As 10 tecnologias mais procuradas na hora de comprar um carro
Quando teremos estes sistemas no Brasil?
Nenhuma entidade de trânsito no Brasil se manifestou sobre as novas tecnologias que equiparão os novos carros europeus.
Mas os sistemas devem chegar ao país através de modelos importados da Europa. O que ainda não se sabe é se as tecnologias serão homologadas por aqui. De qualquer forma, ainda estão distantes de serem obrigatórias em nosso mercado.
Talvez você também se interesse:
5 inovações de fabricantes de carro que falharam miseravelmente
O que os carros mais tecnológicos do mundo já são capazes de oferecer
A fantástica rodovia inteligente que corrige erros humanos
Como a VW criará carros elétricos nacionais movidos a etanol
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.