Chery Tiggo 9 2025 entra em pré-venda e custa menos que Hyundai Creta
Antes de começar a ser produzido no Brasil, como confirmado de modo exclusivo pela Mobiauto, a nova linha do Chery Tiggo 9 chegou ao mercado chinês. Além de trazer novidades visuais e motoras, o SUV grande tem preço que chama atenção, menor que o do Hyundai Creta, quando fazemos a conversão direta.
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Aos que não sabem, o Chery Tiggo 9 é o carro chefe da linha Tiggo e já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mais de uma vez. O modelo é um SUV de cinco ou sete lugares, e deve chegar para brigar com Jeep Commander e VW Tiguan por aqui.
Sobre o seus preços, as cifras partem de US$ 22 mil (pouco mais de R$ 120 mil na conversão). O valor convertido é mais barato que o Creta em sua versão de entrada, que sai por R$ 141.890 – desconsiderando os valores pedidos pela opção Action.
Quando o modelo for lançado no Brasil logicamente os valores não devem ser os mesmos da conversão. Seu preço, na verdade, deve vir acima dos R$ 200 mil reais, se aproximando dos R$ 300 mil. As cifras, porém, podem ser mais baratas que as de seus rivais, visto a estratégia de mercado que a Caoa Chery toma com seus outros SUVs, leia-se Tiggo 5x, 7 e 8.
Como é o Chery Tiggo 9 2025?
Visualmente, o Tiggo 9 segue bastante a linguagem visual que os outros SUVs da linha Tiggo apresentam. Ou seja, estão presentes os característicos farois dianteiros afilados e grade frontal em formato hexagonal.
A diferença está no fato de que a grade não segue o padrão de desenho Big Diamond, mas sim filetes verticais cromados. Atrás, as lanternas de LED são conectadas por um filete luminoso que a confere formato inteiriço.
Suas medidas são de 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,82 m. Assim, é consideravelmente maior que Commander e Tiguan. A variante híbrida tem porte quase igual, com altura 10 mm maior.
Por dentro, as duas opções de motorização vem com acabamento bastante semelhante, e diferem-se pela disposição de suas telas. A opção a combustão vem com painel integrado com duas telas de 12,3 polegadas, já a híbrida plug-in conta com duas telas flutuantes de 15,6 polegadas. O SUV ainda conta com carregador de celular por indução e teto solar panorâmico, este último a depender da configuração.
Na parte mecânica, a versão de motor térmico vem com propulsor 2.0 turbo, que desenvolve 257 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque. A transmissão é automática e pode ser de sete ou oito posições.
Já o Chery Tiggo 9 híbrido plug-in conta com um motor 1.5 turbo a combustão, de 156 cv e 22,4 kgfm, associado a um propulsor elétrico dianteiro, de 224 cv e 39,7 kgfm. O rendimento total da usina não foi revelado. A autonomia total do modelo, com tanque cheio a bateria carregada, é de 1.400 km - isso no ciclo CLTC, menos rigoroso que o brasileiro.