Chevrolet Onix RS 2021: versão com roupa esportiva será só automática
A família de Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus está aumentando. A General Motors apresentou nesta quarta-feira (23) a versão esportivada RS para o hatch e a série Midnight para o sedã. As opções chegam às lojas em outubro e custarão entre R$ 70.000 e R$ 80.000.
Ambos os veículos são fabricados na unidade de Gravataí (RS), e mantêm o histórico da empresa em alimentar o catálogo com configurações de roupagem esportiva criadas a partir de versões já existentes na gama, sem real ganho de desempenho, mas com acessórios e detalhes visuais para aumentar o ar de esportividade.
Isso sempre esteve presente na história da marca: Opala, na década de 1970, e depois Astra, Corsa, Montana e até a Meriva foram oferecidos nas últimas décadas com a assinatura SS.
Partido disso, vemos um Onix hatch 1.0 turbo convencional de 116 cv e 16,8 kgfm de torque aliado a câmbio automático de seis marchas, que ganha aerofólio elevado na tampa traseira, rodas de liga leve pretas de 16 polegadas e desenho inédito, saias laterais, faróis do tipo projetor com máscara negra e novo pára-choque com grade do tipo colmeia.
Segundo a fabricante, a opção chega no configurador para ficar e terá três opções de cores: branco, preto e vermelho. Todas com acabamento de teto, capas de retrovisores e gravatas na cor preta.
Embora tenha forte apelo visual no exterior, o interior é que guarda a principal novidade do RS. Não só a versão esportivada, mas toda a linha 2021 do Onix será equipada com a central multimídia My Link de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. As opções de topo de linha Premier ainda devem ter espelhamento sem fio de smartphones, igual ao Trailblazer e S10.
Além disso, a nova versão do hatch terá painel de instrumento analógico com iluminação em LED, acabamento interno escurecido, volante de base reta com gravata preta e bancos com apoios de cabeça integrado.
Voltando a falar do Onix RS, ainda que tenha caráter mais esportivo, os ajustes dinâmicos de suspensão e direção são iguais aos do hatch comum.
Na lista de equipamentos, o RS mantém seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, controle eletrônico de tração e estabilidade, direção elétrica, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, regulagem de altura para banco e cinto e de altura e profundidade para volante, controle de limite de velocidade, controle de cruzeiro e freios ABS.
Plus Midnight
A série Midnight também é uma versão esportivada, mas para o sedan Onix Plus. Porém, diferentemente da opção RS do hatch, os executivos da marca afirmaram que a opção terá prazo determinado de um ano no catálogo, com chances de prorrogação.
A versão do Onix Plus escolhida para receber a série esportivada Midnight foi a Premier 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, também gerenciada por transmissão automática de seis marchas. Assim como no hatch, as mudanças são visuais, mas neste caso se concentram na substituição dos detalhes cromados pelo acabamento escurecido.
O Midnight terá gravatas e grade colmeia em preto, conjunto óptico do tipo projetor com máscaras negras e luzes de condução diurna em LED. Além disso, será equipado com rodas pretas de 16 polegadas, que possuem design diferente das que equipam o Onix Plus Premier.
Assim como a RS, o modelo contará com volante de base achatada e central multimídia MyLink de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Fora as mudanças visuais, o sedan manterá os itens já encontrados na versão Premier 1.0 turbo: ar-condicionado, direção elétrica, sensor crepuscular dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, chave inteligente e ignição por botão, controle de cruzeiro, regulagem de altura de banco e cinto do motorista, regulagem de altura e profundidade do volante, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
De acordo com os executivos da empresa, não foram adicionados itens exclusivos às novas versões para que elas sejam competitivas no mercado, não elevando seus preços e criando versões de nicho, mas que tenham participação entre 5% e 10% das vendas totais dos modelos.
O preço também é a resposta sobre o questionamento das configurações serem equipadas apenas com o motor 1.0 turbo e câmbio automático. De acordo com a empresa, a capacidade volumétrica do propulsor tem menor custo de IPI, e isso é repassado para o cliente, deixando o veículo com preços mais acessíveis.
Além disso, a Chevrolet afirma que a forte aceitação do motor 1.0 turbo - que representa 55% das vendas do veículo - e da transmissão automática são os principais motivos para que Onix RS e Onix Plus Midnight não tenham sido equipados nem com o motor 1.2 turbo do SUV Tracker, nem com câmbio manual.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.