Chevrolet Spark: rival do Dolphin é SUV elétrico menor e mais fraco que Onix
O Chevrolet Spark será uma das novidades da marca americana para comemorar seu centenário. O SUV elétrico, que deve ser chamado aqui de EUV, como foi o Bolt SUV por aqui, é uma das tentativas da fabricante de tentar no degrau de entrada do segmento de carros elétricos.
Vimos durante os últimos anos a evolução de vendas dos carros elétricos em nosso mercado. Primeiro com Dolphin, depois Dolphin Mini, ambos da BYD, que fizeram as vendas da categoria baterem recordes. A Chevrolet tentará com o Spark ganhar representatividade em um mercado que ainda colhe emplacamentos tímidos.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Wuling Starlight S tem medida de Song Plus e será SUV da Chevrolet
- Wuling Bingo: Chevrolet tem carta na manga contra o BYD Dolphin Mini
- Carro elétrico chinês em risco? Europa taxará veículos da BYD, GWM e outras
- Carros chineses já representam um terço das vendas mundiais
Para ser resistente aos chineses por aqui, a Chevrolet tentará uma estratégia parecida com a da Stellantis por aqui: trazer carros chineses contra os chineses. A Leapmotor será uma marca independente do grupo, assim como são Ram, Jeep, Citroën e as outras.
No caso da Chevrolet, embora os veículos sejam de empresas chinesas parceiras, chegarão por aqui com o logo da gravata. O flagra publicado pelo site GM Authority confirma isso.
Ele será o menor SUV do Brasil: são 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. As medidas são menores que as de Fiat Pulse e Renault Kardian, por exemplo, que são hoje os menores SUVs vendidos em nosso mercado.
E menores ainda que as do Onix, que hoje é o menor veículo da marca americana vendido por aqui. O hatch mede 4,16 metros de comprimento, 2,55 m de entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura.
Não só isso, hoje o SUV compacto com motor mais fraco do mercado é o Pulse 1.3 Firefly, que entrega 101/109 cv de potência (G/E) e 13,7/14,2 kgfm de torque (G/E). O Chevrolet Spark deve chegar ao nosso mercado com motor elétrico traseiro síncrono de imã permanente, que renderá apenas 102 cv de potência.
Como referência, é menos que o Chevrolet Onix Turbo entrega: 116 cv de potência para ambos os combustíveis, e 16,3/16,8 kgfm de torque (G/E) - números que vão aumentar, como a Mobiauto já contou neste outro artigo. O hatch tem versões mais fracas, mas são bem mais em conta que o SUV elétrico será.
Vale ressaltar que ele terá uma bateria de 41,9 kWh de capacidade, construída com íons de lítio. No ciclo chinês WLTC, a autonomia prometida é de 400 km. Nos padrões brasileiros, os números devem ser menores. A velocidade máxima será limitada em 150 km/h.
Visualmente, o modelo é a cara dos keycar vendidos no outro lado do mundo. Poucos sabem, mas ele começou a ser vendido em opções de duas portas com medidas comedidas, e próximas as de um Renault Kwid. No ano passado é que ganhou a opção quatro portas, chamada na China de Yep Plus – assinatura do veículo no catálogo da Baojun.
Carroceria quadrada e cheia de vincos fazem o visual do modelo lembrar o do Suzuki Jimny Sierra. Por dentro, duas telas de 10,25 polegadas tomam boa parte do painel frontal, que é bicolor e que repete as cores do acabamento dos bancos.
No geral, o Chevrolet Spark tem acabamento simples. No entanto, oferece um pacote interessante de assistências de condução e segurança. Por aqui, seu preço deve ficar na faixa dos R$ 150 mil, média em que os SUVs compactos atuam no momento.
Imagens: Reprodução/GMAutorithy
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.