Novo VW Jetta GLI 2025 está próximo do Brasil e parte de R$ 330 mil
Confirmado para ser vendido no Brasil, o novo VW Jetta GLI 2025 será um dos três esportivos que a marca vai comercializar no mercado nacional neste ano, vindo junto do inédito Nivus GTS e a oitava geração do Golf GTI. O sedan médio reestilizado já desembarcou no vizinho Uruguai, onde é oferecido também em uma configuração civil – e chamado de VW Vento.
De acordo com o site Autoblog Uruguay, o novo VW Jetta 2025 começou a ser vendido nas versões Jetta Highline 1.4T 250 TSI e Jetta GLI 2.0T 350 TSI. As principais mudanças ficam principalmente para a dianteira, que recebeu faróis mais afilados e grade dianteira também mais estreita, que traz frisos inferiores que seguem por dentro do conjunto óptico. Há também uma extensão do capô do sedan que cobre os faróis e deixa a grade ainda mais estreita.
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O para-choque dianteiro remodelado traz uma tomada de ar central maior e com preenchimento tipo colmeia em ambas as versões, que incluem ainda elementos verticais nas extremidades da peça. No entanto, a configuração esportiva GLI se destaca pelo friso vermelho que vai da parte inferior do para-choque até os dois elementos.
Na
traseira mesmo temos novidades mais sutis, como as lanternas interligadas por
meio de uma régua vermelha – que passa a carregar o logotipo GLI em vermelho na
variante esportiva. Já quando vamos para a cabine temos algumas novidades como
as saídas de ar redesenhadas, bem como a nova central multimídia com tela maior
de 10 polegadas e agora destacada no painel, no estilo flutuante.
Entre os itens de série o Jetta Highline 250 TSI traz rodas de liga-leve de 17 polegadas, painel de instrumentos digital de oito polegadas, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ajuste elétrico, três memórias e regulagem da lombar, central multimídia com display de 10 polegadas, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.
Já o Jetta GLI se diferencia pelos frisos em vermelho, rodas de liga-leve de 18 polegadas, painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas, saída de escapamento dupla, logo GLI nos bancos, grade e tampa do porta-malas, pinças de freio vermelhas, freio de estacionamento com função auto-hold, volante com comandos sensíveis ao toque e controle de largada.
Motorização
No Brasil o Jetta 1.4 turbo foi comercializado até 2021, mas segue à venda no Uruguai na configuração Highline – a versão Comfortline 1.4 com câmbio manual saiu de linha. Assim o propulsor 1.4 turbo a gasolina entrega ainda seus 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e trabalha com uma transmissão automática de oito marchas.
A variante esportiva Jetta GLI mantém também o famoso motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888, que entrega até 230 cv e 35,7 kgfm, mas que funciona com o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete posições. A aceleração declarada de 0 a 100 km/h do esportivo fica em 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 249 km/h.
Os preços do Jetta para o Uruguai ficam em US$ 47.190 (R$ 290.143 em conversão direta) para a versão Highline 250 TSI e US$ 54.390 para a configuração GLI (R$ 334.411). Para efeito de comparação, o Jetta GLI 2024 é oferecido no Brasil por R$ 250.990.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.