Cinco tecnologias de carros que chegaram às motos

Das centrais multimídias aos radares e sensores, motos estão ficando tão equipadas quanto automóveis
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29.05.2024 às 11:00
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Das centrais multimídias aos radares e sensores, motos estão ficando tão equipadas quanto automóveis

Quem acompanha o mercado de motos sabe que nos últimos anos o nível de tecnologia que elas vêm apresentando está ficando cada vez mais avançado. Do acelerador eletrônico que permite diferentes modos de condução, aos controles de tração e ABS otimizados para pista molhada ou curvas, as motos sempre contaram com recursos de assistência que tornassem a pilotagem mais segura.

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Contudo, a lista de equipamentos das motos vêm ganhando itens que vão além do foco exclusivo à pilotagem para atender necessidades que, geralmente, são mais relacionadas ao universo dos automóveis. Seja por conta da preocupação com o nível de emissões, que também é cada vez mais legislado para motos ao redor do mundo, ou pela disseminação de tecnologias como radares e ECUs com maior poder de processamento de dados, as motos estão trazendo um conteúdo mais diverso de tecnologias hoje em dia. Nesta matéria, vamos listar cinco exemplos de tecnologias comuns em carros que estão se popularizando nas motos.

5) Desativação de cilindros

Presente em carros como Chevrolet Camaro e Ford F-150, a desativação de cilindros é um recurso muito utilizado em virtude da maior economia de combustível. Carros com oito cilindros, por exemplo, podem funcionar apenas com metade deles em velocidades baixas ou em cruzeiro, uma vez que a potência demandada é menor, assim o esforço do motor e seu consumo são reduzidos.

No caso das motos, quem está dominando esta tecnologia atualmente é a Ducati. Modelos equipados com o famoso motor V4 da marca podem se transformar em bicilíndricos paralelos quando estão paradas ou andando devagar. O intuito, no caso delas, é mais voltado ao controle de calor provocado pelo motor (que pode ser incômodo no uso no trânsito, por exemplo, porque esquenta as pernas do piloto), mas também contribui para maior eficiência energética quando não há necessidade dos quatro cilindros trabalharem.

4) Conexão bluetooth com o painel

Paineis totalmente digitais não são novidades em motocicletas, especialmente em tourers de grande porte, como a Honda Goldwing e BMW K 1600 GL. Mas a tendência recente deles é se transformarem em verdadeiras centrais multimídias, possibilitando o pareamento de smartphone via bluetooth para controlar música, atender chamadas e até acompanhar a navegação do GPS pelo painel.

Há, inclusive, uma série de centrais multimídias voltadas à motocicletas vendidas no aftermarket para instalação em qualquer moto, que trazem os sistemas CarPlay e Android Auto embutidos.

É bom lembrar, no entanto, que ouvir música com fone de ouvido enquanto pilota a moto é uma infração de trânsito, portanto esta vantagem é mais restrita às motos como as citadas acima, que contam com alto-falantes integrados.

3) Assistentes à condução

Piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego e alerta de manutenção à faixa. Tudo isso já está virando lugar comum em carros até de categorias de entrada, como os hatches, mas agora já aparecem em motocicletas. Por enquanto, nas categorias mais caras, como é o caso da Triumph Tiger 1200 e da BMW R 1300 GS, que trazem um ou mais recursos desse tipo.

Conforme a tecnologia dos radares vai se popularizando na indústria, sua aplicação em motos vai ficando mais viável, pois demanda menos espaço e peso, dois fatores que contribuem para que a tecnologia chegue às duas rodas. Além disso, centrais eletrônicas mais compactas e com mais capacidade de processamento também ajudam para adoção dos radares e sensores nas motos.

2) Propulsão híbrida

No ano passado, cerca de 14 milhões de carros vendidos no mundo eram eletrificados, entre totalmente elétricos e híbridos. No mundo das motocicletas, a presença de modelos eletrificados ainda é muito tímida, mas a tendência já começou. A Kawasaki, por exemplo, lançou duas motos equipadas com propulsão híbrida, a Z7 Hybrid e a Ninja 7 Hybrid. Ambas combinam um motor de 451 cm³, bicilíndrico, a um motor elétrico alimentado por uma bateria de íon-lítio. No total, são 68,5 cv de potência.

1) Airbags

Airbags são obrigatórios em carros há décadas, mas nas motos, por motivos óbvios, eles nunca foram introduzidos em série. A primeira moto com airbag só surgiu em 2005, uma Honda Goldwing.

Porém, hoje em dia já há fabricantes buscando soluções para colocar airbags nas motos. Uma delas é a própria Honda, como já mostramos aqui na Mobiauto, que está preparando uma patente de airbag para ser instalado no tanque da moto.

Mas além das motos, a tecnologia de airbags está se difundindo em fabricantes de jaquetas e macacões de motos. A tendência, que começou no mundo da motovelocidade, vem ganhando espaço em cada vez mais marcas que oferecem o dispositivo pirotécnico na roupa, que é acionado por um acelerômetro quando ele detecta que o piloto foi alçado para fora da moto.

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