Citroën Basalt indiano tem itens de segurança de fazer inveja ao Fiat Pulse
O Citroën Basalt será o próximo lançamento da marca francesa no mercado nacional, trazendo assim um design de SUV cupê e posicionamento que provavelmente ficará entre os irmãos C3 e C3 AirCross. A proposta principal, no entanto, será de ser um SUV cupê de entrada para a marca que terá mais um representando no segmento mais disputado do Brasil.
Dado esse cenário, vale dizer que sua lista de equipamentos de série ainda é um mistério, mas caso o SUV por aqui siga o padrão de versões da Índia, onde o novo Citroën Basalt já foi lançado, o francês terá duas boas cartas na manga no segmento de SUVs. O detalhe é que dentro do grupo Stellantis o novo Citroën Basalt terá um fogo amigo, o Fiat Pulse, já que é esperado que o novo SUV cupê tenha preços próximos quando for lançado.
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A primeira delas está na segurança do modelo. Na Índia o modelo oferece seis airbags no pacote de segurança desde a versão de entrada batizada por lá de You, enquanto o Fiat Pulse no Brasil oferece apenas quatro, isso mesmo nas versões mais caras.
Outro ponto positivo do francês contra o italiano está nos faróis já que, no país asiático, o Basalt é vendido com faróis em LED com projetores em todas as configurações. Por aqui o Fiat Pulse conta com faróis de LED, mas com esquema por “espelhos” no arranjo interno dos faróis e sem projetores.
O que sabemos sobre o Citroën Basalt?
Apesar do Citroën Basalt não ter sido lançado, a sua chegada do mercado não está longe de ocorrer, pois nos flagras publicados até agora do modelo rodando em testes o SUV aparece cada vez com menos disfarces, o que acaba indicando que seu lançamento está cada vez mais próximo.
No mercado brasileiro é esperado que o modelo tenha preço de R$ 90 mil na versão mais barata e básica, podendo chegar aos R$ 100 mil (ou ultrapassar um pouco isso), além de ter duas configurações de motorização.
A primeira é o conhecido propulsor 1.0 Firefly que rende até 75 cavalos e 10,7 kgfm de torque. Já a segunda opção deve ficar para as configurações mais caras, que deverão utilizar o motor Turbo 200, o famoso 1.0 turbo de 130 cv de e 20,5 kgfm presente no C3 Aircross e no recém-lançado C3 na configuração YOU!.
Jornalista Automotivo