Dominar 400 e R 350 são as mais potentes abaixo de R$ 30 mil. Qual é melhor?
O mercado de motos no Brasil vem se expandindo na categoria de média cilindrada, especialmente na faixa compreendida entre os modelos de 300 cc e 400 cc. Mas se você prioriza potência na sua busca por uma moto e seu orçamento tem um teto de R$ 30 mil, a sua lista de possibilidades será reduzida a, no máximo, três opções: a indiana Bajaj Dominar 400, a chinesa Zontes R 350 e a inglesa Triumph Speed 400.
Estas três motos são as únicas que chegam a oferecer cerca do dobro da potência das demais abaixo deste limite de preço: são 40 cv ou, no caso da Zontes, 41 cv. Porém, como a inglesa conta com um estilo mais nichado, com apelo retrô, nós vamos considerar apenas as motos da Bajaj e da Zontes para uma comparação mais direta, uma vez que ambas são consideradas naked, portanto disputam o mesmo tipo de consumidor que tenha interesse em motos como a Honda CB 300F (de 24,5 cv) e BMW G 310 R (de 34 cv).
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A Bajaj Dominar 400 tem preço sugerido de R$ 24.990, enquanto a Zontes R 350 parte de R$ 28.880, de acordo com a tabela do site da marca. Apesar do preço mais atraente, a chinesa dispõe de contra-ataques relevantes contra a sua rival indiana, como veremos a seguir neste comparativo.
Motorização
Começando pela ficha técnica, as duas motos são equipadas com motores monocilíndricos, com duplo comando de válvulas e refrigerados a líquido. Na Bajaj, o cilindro tem um volume de 373 cm³ e, além dos 40 cv já citados (atingidos a 8.800 rpm), são 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Já na Zontes, são 348 cm³ e o pico de potência chega mais cedo, a 8.300 rpm, porém os 3,34 kgfm de torque surgem mais tarde, a 7.300 rpm.
Trata-se de um empate técnico no que diz respeito aos números provenientes do motor. E ambas trabalham com câmbio sequencial de seis marchas, dotados de embreagem assistida e deslizante.
Características
Tanto a Bajaj quanto a Zontes se aproveitam da suspensão de garfo invertido na frente, com tubos de 43 mm de espessura, enquanto na traseira a suspensão é monoamortecida. As rodas são de 17 polegadas nas duas, mas os pneus são ligeiramente mais largos na R 350 (têm medidas de 120/70 na frente e 160/60 atrás, contra 110/70 e 150/60, respectivamente, na Dominar). Já os freios são disco simples nas duas rodas, ambos com ABS, com 320 mm de diâmetro na frente e 265 mm atrás no caso da Zontes e 230 mm, na Bajaj.
Ou seja, no que diz respeito aos equipamentos ciclísticos, as duas motos continuam sendo equivalentes, porém, a Zontes R 350 tem a vantagem de ser mais leve. São 179 kg contra 192 kg da Dominar 400.
Com relação ao tanque de combustível, na Zontes há volume para 15 litros, enquanto na Bajaj são 13 litros no total.
Equipamentos
O quesito em que a R 350 mais distanciada da Dominar 400 é com relação ao seus equipamentos de série. Ela é consideravelmente mais tecnológica do que a Dominar 400, já que conta com painel totalmente digital, de TFT, com tela colorida, partida sem chave, abertura elétrica da tampa de combustível, sensor de pressão dos pneus e dois modos de condução (Eco e Sport). Ela ainda conta com iluminação toda de LED e duas entradas USB.
Na Dominar 400 você também vai encontrar uma entrada USB e iluminação 100% de LED, mas o painel digital é bem mais simples, ainda que seja completo em informações (incluindo indicador de marcha), mas o restante a indiana fica devendo. O que é de série no caso da moto da Bajaj são os acessórios: a bolha e os protetores de mão, do motor e do cárter.
Pós-venda
A Zontes R 350 também acaba se destacando sobre a Dominar 400 no custo total de revisões até os 30.000 km ou dois anos. Ambas contam com planos com preços fixos, mas na Zontes os serviços totalizam R$ 2.305, com intervalos de três mil quilômetros entre elas após a primeira de 1.000 km; enquanto na Bajaj são R$ 3.611,45, com intervalos de 5.000 km depois da primeira. A resposta da Bajaj é oferecer um ano a mais de garantia, são três no total, enquanto na Zontes são dois.
O fato de passar a ser montada no Brasil pode ser um argumento a favor da Bajaj Dominar 400 a partir de agora, já que a promessa da marca é trabalhar com estoque de peças mais abastecido para atender a rede.
Apesar dos bons argumentos a favor da Zontes, no papel, vale ressaltar que a Dominar 400 vem mostrando boa aceitação no mercado. Somente este ano, foram vendidas 1.891 unidades do modelo topo de linha da indiana (é a segunda naked acima de 300 cc mais vendida atualmente), de acordo com a Fenabrave (a associação das concessionárias). A Zontes R 350 chegou renovada recentemente, portanto é preciso aguardar para ver como será seu desempenho no mercado.
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