Este carro usa energia solar para ir mais longe que um modelo a diesel
Por Guilherme Silva
Um carro elétrico capaz de recarregar as baterias por conta própria ainda é um desafio a ser superado pelos fabricantes. Aproveitar a energia solar para abastecer as baterias e aumentar a autonomia seria uma solução, mas a técnica continua sendo pouco utilizada por conta do alto custo de implantação.
A startup holandesa Lightyear tenta reverter essa lógica e largar na frente com o elétrico One, o primeiro carro movido a energia solar do mundo. Após um ano de pesquisas, a companhia escolheu a finlandesa Valmet Automotive para ser a sua parceira no ousado projeto.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Segundo a Lightyear, um protótipo mais próximo do modelo de produção será construído em janeiro de 2022, após a empresa realizar testes adicionais. Já a fabricação em série do One terá início em meados do ano que vem.
A Valmet foi a escolhida nessa empreitada por ter experiência com veículos eletrificados. A empresa chegou a produzir o Fisker Karma, por exemplo, antes de a Fisker Automotive entrar em crise financeira.
Leia também: Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira
Além disso, ela foi responsável pela montagem de modelos a combustão como o Mercedes-Benz GLC e o Porsche Boxster.
O Lightyear One foi mostrado pela primeira vez em 2019. Na época, o protótipo chegou a rodar 710 quilômetros com apenas uma carga, utilizando uma bateria de íons de lítio de 60 kWh - mesma capacidade do componente do Chevrolet Bolt, que tem autonomia de 410 km.
Leia também: Mundo está acordando para o etanol. Entenda como isso afeta o Brasil
O elétrico de 1.300 kg é movido por quatro pequenos motores, instalados um sobre cada roda. Apesar da pinta de carro esportivo, sua proposta é ser eficiente e não rápido. Por isso, o Lightyear One tem à disposição 136 cv de potência para acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos.
Com um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,20 Cx, a carroceria de 5,05 metros de comprimento e apenas 1,40 m de altura possui desenho de linhas limpas e fluidas, a fim de otimizar a passagem do ar com o veículo em movimento.
Leia também: Novo Hyundai Creta chega no fim do ano com câmera de ponto cego no cluster
Painéis fotovoltaicos instalados no capô, no teto e na tampa traseira captam a luz do sol para fornecer à bateria energia suficiente para rodar entre 50 e 70 quilômetros, além da eletricidade armazenada durante o abastecimento em tomadas.
O preço inicial estimado para o Lightyear One será de aproximadamente 180 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual.
Você também pode se interessar por:
Carro movido a vento quebra teoria e faz físico perder aposta de R$ 50 mil
O que ninguém conta sobre os carros elétricos
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele
Os 10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil