Este Lada Laika trocou motor original para ter um V16 de motosserras
Para nós brasileiros, se deparar com qualquer carro da Lada é motivo de comoção, visto que a marca encerrou suas operações por aqui em 1997. A fabricante russa, porém, segue na ativa em certos países no exterior, mas mesmo nesses lugares é quase certeza que um Lada Laika com motor V16 feito de motosserras geraria espanto.
Você também pode se interessar por:
- Ônibus da Tropa de Choque pode ser comprado pelo preço de um VW Polo
- Nova Chevrolet Spin ganha versão SS nas mãos dos brasileiros por R$ 20 mil
- Chevrolet GPix: como GM poderia ter saído na frente para ter seu Fiat Pulse
- Antigo Chevrolet Cobalt é vendido zero km por R$ 50 mil bem longe daqui
Sim, isso realmente aconteceu. O canal russo Garage 54, especializado em modificações de carros, trocou o conjunto propulsor original de um Lada Laika por um motor composto por 16 motosserras dispostas em V.
Deste modo, o sedan compacto, chegou a ser vendido por aqui entre 1990 e 1995, ganhou um motor com concepção digna de superesportivo, como de um Bugatti Veyron ou Cadillac Sixteen, feita com produtos feitos para jardinagem.
Mas como fizeram isso? Como já comentado, o conjunto motriz é composto por 16 motosserras, que foram desmontadas de modo a deixar somente o motor essencial dos cortadores, os quais, conectados por uma barra metálica, trabalham conjuntamente por meio de engrenagens soldadas em cada virabrequim.
Mas isso não é tudo. A dianteira do Laika teve que ser cortada e soldada, para poder alojar esse conjunto que, no fim, ficou com quase 1,3 metro de comprimento. Com espaço para ser acomodado, os motores foram expostos sem capô para cobri-los e com estrutura modificada para ficar com visual em “V”, conforme os clássicos esportivos tradicionais.
Mas e o rendimento? Parecido com um V16? As motosserras usadas, da marca russa Hunter, tinham motor 4,5 cavalos de potência, o que resultou em um total de 72 cv para esse Laika V16. No fim, o rendimento não mudou muito dos 73 cv que o Laika brasileiro com motor 1.6 litro oferecia.
Apesar do sedan ter sua aceleração comandada por cabos, ele manteve tanto o volante do motor quanto o câmbio do modelo original, derivado do Fiat 147 e que foi o primeiro produto da história de sua montadora, originalmente lançado como Lada Riva no exterior.
Por fim, vale ressaltar que essa não é a primeira vez que os russos do canal Garage 54 fazem alterações inusitadas no Lada Laika. Eles já modificaram o modelo para ter 14 rodas e também já substituíram um par suas rodas por “pernas de metal”.
Fotos: reprodução/Garage 54