Este Lada Laika trocou motor original para ter um V16 de motosserras

Vendido por aqui nos anos 90, uma unidade do Lada Laika foi modificada para ganhar motor se supercarro
DR
Por
20.11.2024 às 00:41
Compartilhe:
Vendido por aqui nos anos 90, uma unidade do Lada Laika foi modificada para ganhar motor se supercarro

Para nós brasileiros, se deparar com qualquer carro da Lada é motivo de comoção, visto que a marca encerrou suas operações por aqui em 1997. A fabricante russa, porém, segue na ativa em certos países no exterior, mas mesmo nesses lugares é quase certeza que um Lada Laika com motor V16 feito de motosserras geraria espanto.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Você também pode se interessar por:

Sim, isso realmente aconteceu. O canal russo Garage 54, especializado em modificações de carros, trocou o conjunto propulsor original de um Lada Laika por um motor composto por 16 motosserras dispostas em V.

 

Deste modo, o sedan compacto, chegou a ser vendido por aqui entre 1990 e 1995, ganhou um motor com concepção digna de superesportivo, como de um Bugatti Veyron ou Cadillac Sixteen, feita com produtos feitos para jardinagem.

Mas como fizeram isso? Como já comentado, o conjunto motriz é composto por 16 motosserras, que foram desmontadas de modo a deixar somente o motor essencial dos cortadores, os quais, conectados por uma barra metálica, trabalham conjuntamente por meio de engrenagens soldadas em cada virabrequim.

 

Mas isso não é tudo. A dianteira do Laika teve que ser cortada e soldada, para poder alojar esse conjunto que, no fim, ficou com quase 1,3 metro de comprimento. Com espaço para ser acomodado, os motores foram expostos sem capô para cobri-los e com estrutura modificada para ficar com visual em “V”, conforme os clássicos esportivos tradicionais.

Mas e o rendimento? Parecido com um V16? As motosserras usadas, da marca russa Hunter, tinham motor 4,5 cavalos de potência, o que resultou em um total de 72 cv para esse Laika V16. No fim, o rendimento não mudou muito dos 73 cv que o Laika brasileiro com motor 1.6 litro oferecia.

 

Apesar do sedan ter sua aceleração comandada por cabos, ele manteve tanto o volante do motor quanto o câmbio do modelo original, derivado do Fiat 147 e que foi o primeiro produto da história de sua montadora, originalmente lançado como Lada Riva no exterior.

Por fim, vale ressaltar que essa não é a primeira vez que os russos do canal Garage 54 fazem alterações inusitadas no Lada Laika. Eles já modificaram o modelo para ter 14 rodas e também já substituíram um par suas rodas por “pernas de metal”.

Fotos: reprodução/Garage 54

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários