Exclusivo: Fiat Fastback Abarth deve ser primeiro carro da marca com ACC
O lançamento do Fiat Fastback Abarth 2024 está a cada vez mais próximo, sendo previsto para ser a semana que vem, em 26 de outubro, conforme contamos neste outro artigo. A novidade é que a versão esportiva do SUV cupê deve trazer não apenas uma calibração exclusiva de motor e suspensão, como também itens de série inéditos na gama da marca italiana.
Segundo apurações da Mobiauto, a nova variante esportiva Abarth deverá promover a tão aguardada estreia do ACC (controle de cruzeiro adaptativo) na gama do Fastback 2024, além de câmera de 360 graus para auxílio a manobras.
Você também pode se interessar por:
- Primeiros híbridos flex da Stellantis ameaçam matar motor 2.0 diesel
- Exclusivo: Fiat Strada turbo já vende mais que Amarok e Frontier
- Fiat Fastback vs Jeep Renegade: qual SUV leva a melhor no duelo caseiro?
- Avaliação: Fiat Pulse Abarth tem mesmo tanto veneno quanto promete?
- Motor THP, amado por fãs de Peugeot e Citroën, dará adeus após 20 anos
Será o primeiro Fiat a contar com ACC, presente hoje apenas em SUVs da Jeep. Tais recursos seriam uma adição ao sistema ADAS já existente no Fastback Limited Edition by Abarth. A atual versão de topo do modelo conta com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto com comutação automática.
Sobre o ACC, é importante explicar que ele permite ao veículo trafegar em modo de piloto automático acompanhando uma velocidade pré-estabelecida, porém mantendo automaticamente uma distância padrão para o carro à frente. Quando este reduz a velocidade ou freia, o ACC desacelera ou freia também, inclusive até a imobilidade.
Vale observar que o ACC do Fastback Abarth deve ser similar ao dos Jeep Compass e Commander. Assim, não deve ter a função Stop&Go do VW Taos, que reacelera o veículo automaticamente a partir da imobilidade após paradas breves, de até 3 segundos.
Além do piloto automático adaptativo, o novo Fastback Abarth 2024 também deve receber a câmera com visão 360 graus. O sistema combina as quatro câmeras (dianteira, traseira e laterais direita e traseira) para garantir a visão total ao redor do carro. São recursos que seriam inéditos em um automóvel de passeio da marca.
O que mais terá o Fiat Fastback Abarth
Visualmente, o Fiat Fastback Abarth terá duas saídas de escape, difusor traseiro, rodas com dez raios em forma de Y, lanternas traseiras com lentes escurecidas e um proeminente spoiler traseiro na ponta da tampa do porta-malas.
A grade em preto brilhante deve trazer divisórias exclusivas e a insígnia do escorpião ao centro. Já as molduras das caixas virão pintadas na cor da carroceria, como a série S de Jeep Renegade e Compass. Por dentro, o acabamento deve ser parecido com o do irmão Pulse Abarth.
Debaixo do capô, o novo Fastback Abarth 2024 usará o mesmo motor 1.3 turbo flex quatro-cilindros 16V com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III de variação dos tempos de admissão e escape.
São 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Tal propulsor continuará trabalhando com o câmbio automático de seis marchas da Aisin.
É o mesmo conjunto mecânico da variante Limited Edition top de linha. Porém, assim como no Pulse Abarth, o Fastback esportivo terá uma calibração própria da central eletrônica e modo Poison, com com relações diferentes e mais rápidas de transmissão, bem como novo ajuste de suspensão para o carro ter melhor dinâmica em curvas.
Há quem diga que o Fiat Fastback Abarth 2024 pode ter uma calibração ainda mais forte do motor GSE T4, superando os 200 cv de potência com etanol, embora mantendo o torque na casa de 27,5 kgfm. O preço deve ficar entre R$ 170.000 e R$ 180.000.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.