Exclusivo: Fiat Uno deve ganhar série de despedida à lá Grazie Mille

Stellantis planeja lançar edição limitada para marcar o fim do segundo carro mais vendido na história da indústria brasileira. Isso se a crise dos semicondutores deixar
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06.10.2021 às 21:26 • Atualizado em 29.05.2024
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Stellantis planeja lançar edição limitada para marcar o fim do segundo carro mais vendido na história da indústria brasileira. Isso se a crise dos semicondutores deixar

 Com Renan Bandeira

Uma das vítimas mais surpreendentes do Proconve L7, a nova legislação de emissões que entrará em vigor no Brasil em 2022 será o Fiat Uno. O segundo carro mais vendido na história do mercado automobilístico brasileiro será tirado de linha logo no princípio de 2022.

Na verdade, a produção do hatch compacto já não acontece há algum tempo em Betim (MG). Com a escassez de semicondutores, a Stellantis vem priorizando a produção de modelos mais bem cotados no mercado, como a Strada, o Argo e até o Mobi. O Uno, coitado, ficou escanteado, e tudo indicava que teria seus dias encerrados em completo ostracismo.

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Só que a fabricante deseja dar a ele o fim digno de um dos carros mais populares de nossa indústria. Segundo apurado pela Mobiauto, a ideia é criar uma série especial à la “Grazie Mille”, a edição de despedida da primeira geração do Uno, vendida em seus últimos dias como Mille, lançada no final de 2013.

Na época, o Grazie Mille chegou ao mercado limitado a 2 mil unidades numeradas, trazendo plaquetas com a numeração do chassi no painel e outros elementos exclusivos, como pintura Verde Saquarema, adesivos na carroceria e nas soleiras das portas, pedais com acabamento em metal, quadro de instrumentos com grafismos especiais, forro de teto na cor preta e sobretapetes.

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A ideia com o Uno seria fazer o mesmo, ou quase o mesmo: um número limitado de unidades (entre 500 e 2.000) e diversos acessórios exclusivos, para fazer do último lote do Uno uma série para colecionadores. 

A edição deve ser baseada na única versão ainda em catálogo, a Attractive 1.0 manual, empurrada pelo motor 1.0 três-cilindros Firefly flex, com duas válvulas por cilindro, de 72/77 cv (gasolina/etanol) e 10,4/10,9 kgfm. Mas há um problema: a crise de fornecimento de matérias-primas continua afetando profundamente as linhas de produção e ameaça o projeto. 

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Sem semicondutores ou outros insumos para suprir a demanda especialmente pelo SUV Pulse, que será lançado no próximo dia 18 e começará a chegar às lojas em novembro, a Stellantis pode não ter alternativa a não ser cancelar a festa de despedida do Uno.

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Nossas fontes, porém, garantem que a fabricante ainda não desistiu da ideia e segue empenhada para fazê-la acontecer. O martelo deve ser batido só depois do lançamento do Pulse e a produção das unidades, se ocorrer, será provavelmente deixada para o fim de dezembro, limite do prazo para fabricação de carros no padrão L6 do Proconve.

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