Exclusivo: VW Virtus será fabricado no Paraná para abrir espaço aos híbridos

Fabricante alemã remaneja seus veículos para abrir espaço aos elétricos e híbridos
Renan Bandeira
Por
06.06.2024 às 17:04
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Fabricante alemã remaneja seus veículos para abrir espaço aos elétricos e híbridos

A Volkswagen está se preparando para mais uma mudança em suas linhas de montagem. Com a morte de Gol e Voyage, a fabricante alemã remanejou a linha de Taubaté (SP) para receber a plataforma MQB e produzir as linhas de Polo Track e novo Polo.

Essa fábrica também receberá o mais novo SUV da marca, que é o A0 SUV – conhecido por muitos com o SUV do Gol. Em São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen mantém a fabricação do VW T-Cross e terá a picape Tarok.

Em São Bernardo do Campo (SP), onde tem sua principal unidade fabril, são feitos atualmente VW Nivus, Virtus, Saveiro e Polo GTS. E a VW entende que a fábrica da Anchieta será seu Polo de híbridos e elétricos, e por isso começa a desenhar agora o seu planejamento interno para produção de dois SUVs híbridos, como a Mobiauto já contou neste outro artigo, e o seu primeiro carro elétrico.

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Para isso, alguns dos produtos produzidos na empresa atualmente, deverão ter outro destino. O volume de vendas do Polo GTS é baixo e por isso, o modelo será mantido no local – pelo menos por enquanto. A VW Saveiro sairá de linha para chegada da VW Tarok, afinal, as picapes não vão conviver no Brasil.

E a grande incógnita ficava para o futuro de Nivus e Virtus. O SUV cupê, de acordo com o colega Bruno Oliveira do Automotive Business, está com transferência em estudo para São José dos Pinhais (PR). A marca pensa em duas possibilidades logísticas, sendo uma a de produzir o carro por completo lá ou dividir a produção com a Anchieta.

A última das opções é o que vai acontecer com o sedan. Mobiauto apurou com exclusividade com uma fonte próxima à marca que o VW Virtus terá produção dividida em 50/50 entre São José dos Pinhais (PR) e São Bernardo do Campo (SP). Ainda não se sabe como se dará essa divisão, mas é certo que acontecerá já a partir de 2025.

O Virtus compartilha uma série de peças com o VW T-Cross. SUV e sedan, inclusive, compartilham a MQB A0 com mesmo entre-eixos, o que garante mais facilidade e agilidade na produção dos dois veículos. Embora VW Polo e Nivus usem a mesma plataforma, a distância entre os eixos dos dois produtos são distintas de T-Cross e Virtus.

A ida parcial do Virtus para o Paraná abrirá um bom espaço na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP) para a Volkswagen se concentrar na produção de seus veículos eletrificados. A promessa é de dois produtos usando a base MQB Hybrid, mas a montadora terá ainda um modelo elétrico nacional.

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