Novo Hyundai Inster: como é o SUV elétrico que quer desbancar BYD Dolphin Mini
A Hyundai mostrou pela primeira vez o seu mais novo veículo elétrico de entrada. Com o nome de Hyundai Insper, o carro é um SUV movido a bateria que tem pretensões de ser vendido globalmente, com o potencial para bater de frente com o BYD Dolphin Mini.
Você pode se interessar por:
- Segredo: Hyundai HB20 terá uma nova geração e já tem data para chegar
- Hyundai HB20: brasileiros fazem gambiarra e resolvem seta do hatch
- Hyundai HB20 mal chegou à linha 2025 e já tem desconto
- Hyundai Azera segue vivo e está ainda mais luxuoso
O veículo tem quase todo seu visual derivado do Hyundai Casper, um SUV compacto da marca vendido apenas na Coréia do Sul, mas com alguns toques de sofisticação. Apesar de ser colocado na categoria de SUVs, o Hyundai Insper possui medidas compactas, menores que a de um Fiat Pulse, por exemplo.
Especificamente sobre suas dimensões, elas são de 3.825 mm de comprimento, 1.610 mm de largura e apenas 1.575 mm de altura e 2.580 mm de entre-eixos. Deste modo, o porte é realmente bem semelhante ao de um BYD Dolphin Mini. Mas os dois chegarão a brigar de fato?
Ao contrário de seu irmão mais velho, o Casper, o mini-SUV elétrico não se limitará ao seu país de origem. Assim, ele será lançado inicialmente na Coreia do Sul, mas tem planos de chegar a outros mercados asiáticos e europeus futuramente, tal qual seu rival chinês.
Vale lembrar que a BYD já anunciou que seu subcompacto estreará na Europa em 2025, e já tem até preço definido. Deste modo, pode-se concluir que os dois veículos irão sim rivalizar em algum momento, pelo menos dentro do velho continente.
Autonomia maior que o Dolphin Mini?
Sobre seu trem de força, ele é oferecido em duas opções. A primeira equipa a versão de entrada do modelo, e produz 95 cv e 14,98 kgfm. A usina permite uma autonomia elétrica de 300 km.
Para a configuração mais cara, o carro é movido por um propulsor elétrico de 113 cv de potência e 14,98 kgfm de torque. Aqui a bateria é maior, e faz com que o Inter tenha uma autonomia de 355 km. Ambas as variantes possuem a função de carregamento rápido de 10% a 80% em 30 minutos.
Interior refinado
Por dentro, mesmo com a proposta de ser um veículo popular, o Insper traz algum grau de sofisticação. O painel de instrumentos e a central multimídia são interligadas, em duas telas de 10,25 polegadas. Existe ainda a opção do carro ser destravado e ligado sem o uso da chave, a partir de um smartphone.
O carro conta ainda com um pacote ADAS com recursos como câmera de estacionamento de 360 graus e controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, também vêm de série: carregador sem fio, iluminação ambiente LED, bancos dianteiros aquecidos e teto solar.
Preço e vinda ao Brasil
Os preços do elétrico sul coreano ainda não foram informados, e devem ser divulgados oficialmente em breve. A expectativa é que ele se coloque no mercado perto de um Citroën e-C3, e assim deve vir com um valor um pouco maior que € 20 mil (cerca de R$ 118 mil).
Em relação ao mercado brasileiro, a montadora não comentou nada e não há expectativa sobre sua chegada. Porém, visto o recente sucesso do próprio BYD Dolphin Mini por aqui, não seria surpresa caso os planos do Hyundai Inster voltassem ao Brasil em algum momento.