Novo Hyundai Inster: como é o SUV elétrico que quer desbancar BYD Dolphin Mini

O Hyundai Inster foi mostrado e quer ser um elétrico compacto urbano para rivalizar com os chineses
DR
Por
27.06.2024 às 16:03
Compartilhe:
O Hyundai Inster foi mostrado e quer ser um elétrico compacto urbano para rivalizar com os chineses

A Hyundai mostrou pela primeira vez o seu mais novo veículo elétrico de entrada. Com o nome de Hyundai Insper, o carro é um SUV movido a bateria que tem pretensões de ser vendido globalmente, com o potencial para bater de frente com o BYD Dolphin Mini.

 Você pode se interessar por: 

O veículo tem quase todo seu visual derivado do Hyundai Casper, um SUV compacto da marca vendido apenas na Coréia do Sul, mas com alguns toques de sofisticação. Apesar de ser colocado na categoria de SUVs, o Hyundai Insper possui medidas compactas, menores que a de um Fiat Pulse, por exemplo.

 

Especificamente sobre suas dimensões, elas são de 3.825 mm de comprimento, 1.610 mm de largura e apenas 1.575 mm de altura e 2.580 mm de entre-eixos. Deste modo, o porte é realmente bem semelhante ao de um BYD Dolphin Mini. Mas os dois chegarão a brigar de fato?

Ao contrário de seu irmão mais velho, o Casper, o mini-SUV elétrico não se limitará ao seu país de origem. Assim, ele será lançado inicialmente na Coreia do Sul, mas tem planos de chegar a outros mercados asiáticos e europeus futuramente, tal qual seu rival chinês.

 

Vale lembrar que a BYD já anunciou que seu subcompacto estreará na Europa em 2025, e já tem até preço definido. Deste modo, pode-se concluir que os dois veículos irão sim rivalizar em algum momento, pelo menos dentro do velho continente.

Autonomia maior que o Dolphin Mini?

Sobre seu trem de força, ele é oferecido em duas opções. A primeira equipa a versão de entrada do modelo, e produz 95 cv e 14,98 kgfm. A usina permite uma autonomia elétrica de 300 km.

Para a configuração mais cara, o carro é movido por um propulsor elétrico de 113 cv de potência e 14,98 kgfm de torque. Aqui a bateria é maior, e faz com que o Inter tenha uma autonomia de 355 km. Ambas as variantes possuem a função de carregamento rápido de 10% a 80% em 30 minutos.

Interior refinado

Por dentro, mesmo com a proposta de ser um veículo popular, o Insper traz algum grau de sofisticação. O painel de instrumentos e a central multimídia são interligadas, em duas telas de 10,25 polegadas. Existe ainda a opção do carro ser destravado e ligado sem o uso da chave, a partir de um smartphone.

O carro conta ainda com um pacote ADAS com recursos como câmera de estacionamento de 360 ​​graus e controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, também vêm de série: carregador sem fio, iluminação ambiente LED, bancos dianteiros aquecidos e teto solar.

Preço e vinda ao Brasil

Os preços do elétrico sul coreano ainda não foram informados, e devem ser divulgados oficialmente em breve. A expectativa é que ele se coloque no mercado perto de um Citroën e-C3, e assim deve vir com um valor um pouco maior que € 20 mil (cerca de R$ 118 mil).

Em relação ao mercado brasileiro, a montadora não comentou nada e não há expectativa sobre sua chegada. Porém, visto o recente sucesso do próprio BYD Dolphin Mini por aqui, não seria surpresa caso os planos do Hyundai Inster voltassem ao Brasil em algum momento.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários