GWM Haval H6 PHEV19: tem função gerador e é mais potente que BYD Song Plus

Nova versão do SUV plug-in chega com bateria e potência menores, mas com números superiores ao rival
Vinicius Moreira
Por
14.06.2024 às 20:22
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Nova versão do SUV plug-in chega com bateria e potência menores, mas com números superiores ao rival

A GWM introduziu uma nova versão na gama do Haval H6 no Brasil. Agora, são quatro opções com a chegada do Haval H6 PHEV19. Na prática, não tem grandes diferenças visuais para a configuração PHEV34, o que muda é a motorização e o fato de que o H6 pode atuar como fonte de energia. Tudo para bater o BYD Song Plus.

A Mobiauto já tinha feito um comparativo detalhado para saber qual SUV híbrido era melhor. De lá para cá, algumas coisam mudaram e atualmente o Song Plus leva ligeira vantagem sobre o H6 em vendas. São 8.128 unidades do Song Plus e 6.890 do Haval H6 até maio deste ano.

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Pensando nisso, a GWM lançou a PHEV19, com uma configuração superior a opção HEV2 e inferior a PHEV34. Tudo para deixar o H6 com uma versão que confrontasse diretamente com o SUV da BYD.

O H6 PHEV19 traz um conjunto híbrido composto por motor a combustão 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico, ambos na dianteira. A usina elétrica recebe energia de uma bateria de 19 KWh, enquanto o Song Plus tem uma bateria de 18,3 KWh.

A GWM não divulgou a potência separada de cada motor, juntos eles rendem 326 cv de potência e 54 kgfm de torque. Já o Song Plus tem 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, ou seja, 91 cv a menos. O 0 a 100 km/h do híbrido da BYD é feito em 7,8 segundos contra 7,6 segundos do H6.

Em matéria de preço, a GWM lançou o PHEV19 por R$ 229.000, mas esse valor é promocional até o dia 21 de junho. Após a data, o SUV saíra R$ 239.000, o que são R$ 800 a menos que o BYD Song Plus.

Haval H6 PHEV19 como fonte de energia?

Batizado de sistema V2L, a função permite que o H6 PHEV19 forneça energia da bateria para outros aparelhos externos. Uma espécie de gerador mesmo, que pode gerar energia para até três equipamentos de 220V de forma simultânea. Claro que com a limitação de corrente máxima de 13 ampéres e potência máxima de 3.300W.

Para isso, a GWM tem um cabo bidirecional, ainda sem preço divulgado, e que será vendido como opcional. A previsão é que o acessório seja disponibilizado depois de agosto deste ano.

Mas e se a bateria do carro estiver descarregada? Nesse caso, o motor a combustão pode atuar como fonte para a bateria, a qual vai fornecer energia elétrica para o aparelho exterior.

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